top of page
  • Dayan Marchini

Uma celebração afetuosa: dia dos avós

Celebrado anualmente em muitos países, geralmente em 26 de julho, o Dia dos Avós é uma ocasião especial dedicada a homenagear aquelas figuras queridas que enchem nossas vidas com amor, sabedoria e experiência acumulada ao longo dos anos. No texto de hoje, deixamos nossa homenagem às avós e aos avôs que, mais do que apenas nos ligar a laços sanguíneos, representam uma conexão única com o passado, um elo que atravessa gerações.

"Ser avô é voltar a ser criança com a desculpa perfeita".
- Gabriel García Márquez

Vô, eu sei domar abelhas


Escrito por Monika Feth, o livro conta a história de Diego, um criança que, como qualquer outra, tem uma relação muito especial com seu avô. Porém, um dia seu ancestral morre e por mais que tentem explicar a ele o que aconteceu, nenhum argumento é capaz de convencê-lo; o garoto não consegue entender o porquê de seu ente tão querido ter partido para sempre.

Uma obra que dialoga com nossas memórias afetivas, além de explicar, com imenso cuidado, sobre um dos momentos mais delicados da vida: a morte.


Vó coruja


Com uma escrita marcada pelo valor à ancestralidade e pela importância de valorizar as raízes culturais, “Vó coruja”, de Daniel Munduruku, narra as aventuras da senhorinha que já mudou de pele, viu a noite ser roubada e sabe do fogo que se espalhou pela Terra, entre outros contos indígenas que fascinaram cada um dos convidados que participavam da festa de aniversário promovida por Dona Irani.

"Vó Coruja" é um livro que toca o coração dos leitores, promovendo uma reflexão sobre a importância do respeito, da valorização dos mais velhos e da união das pessoas, independentemente de onde são.


Vovô Mandela


Vovó Zindzi Mandela está sempre a falar de Nelson Mandela, o grande revolucionário na luta contra o Apartheid e um dos mais importantes líderes da História. Por outro lado, seus netos, Zazi e Ziwelene, estão curiosos por saber quem foi o homem e, por meio de suas perguntas, também levam o leitor a conhecer a grandiosa figura, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

O livro apresenta uma narrativa inspiradora que celebra a vida e o legado de Nelson Mandela, uma das figuras mais importantes da história sul-africana e um ícone mundial da luta pela justiça, igualdade e direitos humanos, além, é claro, de nos acalentar com uma história que só poderia vir de uma avó.


“A ilha do vovô” e “O passarinho da vovó”


Syd e seu avô decidem viajar para um lugar mágico onde a entrada é a porta de um velho porão. Depois de navegarem e navegarem pelo oceano, encontram uma ilha tropical e também uma cabana; exploram a floresta e até fazem amizade com os animais. O que Syd não esperava é que o avô fosse gostar tanto, a ponto de querer ficar por lá para sempre.

Já em “O passarinho da vovó”, nossos personagens são Leo e sua avó. Nesta história e, diferente das outras, o garotinho não está bem à vontade em passar o verão com sua vovó, mas isso antes de se envolver em um resgate emocionante que o marca de forma tocante e transformadora.

De autoria de Benji Davies, as obras, recheadas de páginas coloridas e instigantes, abordam temas voltados para obstáculos, relacionamentos e superação, nos convidando a refletir sobre o verdadeiro significado e valor das coisas.


Nando, vô João e as histórias de pescador


“Sentado na jangada parada bem perto do mar, sentindo o vento que soprava cada vez mais forte, seu João olhou para o neto, fez um carinho em sua cabeça e, enquanto a noite caía, começou a contar”.

É assim que João começa a distrair Nando, que esperava ansioso pelo pai: com as memórias que ouviu durante a vida. Através de causos que enriquecem a narrativa de maneira especial e que só os avós sabem contar, a obra escrita por Sônia Travassos e ilustrada por Odilon Moraes, garante, além de tudo, aquele final que só podia estar presente em história de pescador.

Ao longo do livro, o vínculo afetivo entre avô e neto se fortalece, cativando os leitores com sua narrativa envolvente, enquanto celebra a sabedoria dos que nos antecedem.


Colo de avó


Nesta obra, Roseana Murray celebra o poder e a importância do amor incondicional que as avós oferecem a seus netos, através de seus poemas repletos de humor, delicadeza e afago.

Sua narrativa também aborda temas como memórias, saudade, a passagem do tempo e a valorização dos laços familiares, em que a avó se torna uma figura mágica e acolhedora, capaz de deixar qualquer situação mais leve.

Aos que já se foram, aos que estão presentes e aos que escolhemos de coração, “Colo de avó” ressalta que, de um jeito ou de outro, os avós estão sempre com a gente e como parte da nossa formação como indivíduo.


Vovô verde


Escrito e ilustrado por Lane Smith, Vovô verde é um livro que toca o coração dos leitores, tanto crianças quanto adultos. Retratado como um jardineiro dedicado, o velhinho tem suas memórias e experiências contadas por meio de esculturas em forma de arbustos e plantas. Cada arbusto esculpido representa uma lembrança diferente da vida do Vovô Verde, desde sua infância até a velhice.

As ilustrações de Lane Smith são uma parte crucial da narrativa, pois contam a história visualmente, com detalhes e nuances que capturam a emoção e a profundidade da vida do personagem, que foi obrigado a ser soldado durante a guerra, mas ultimamente anda um pouco esquecido.

Uma leitura encantadora que nos lembra do poder das lembranças e das histórias que deixamos para trás.

Em nosso acervo e através do Catálogo Virtual de Livros, é possível encontrar outros títulos com a temática dos avós, como: “O livro da vovó” e “O livro do vovô”, Soneca na casa da vovó”, Vovó veio do Japão”, entre outros.


Embora o Dia dos Avós seja uma data marcada no calendário, é essencial lembrar que o amor por eles não deve ser limitado a apenas um dia do ano. A dedicação e o reconhecimento de suas virtudes devem ser constantes, fortalecendo assim, os laços familiares e construindo uma base sólida para as futuras gerações. Portanto, nesta data, abracemos nossos avós com afeto! E aos que não podemos mais abraçar, que saudemos com carinho sua memória em nós.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page