top of page
  • Maiara Oliveira

É um livrinho!

Atualizado: 2 de out. de 2019

O burrinho está em dúvida sobre o que é o objeto intrigante que seu amigo macaco tem nas mãos. Então, ele pergunta para que serve aquilo: para morder, para cavalgar, para telefonar, para mandar e-mail, para fazer uma casinha, para usar como chapéu? Tudo que, em algum momento, você já deve ter visto alguma criança fazer com um livro!



Essa história foi contada para as crianças do Infantil 2. Como foi a primeira leitura do semestre, aproveitei as ilustrações para mostrar como manusear um livro. As crianças exploraram as imagens e se identificaram com elas, mas não concordaram com o burrinho quando ele joga o livro: “nãoo, tiaa, não pode estragar o livro, tem que cuidar!”. E o macaco, de um jeito bem simples, explica que o livro serve para ler. Aliás, os dois bichinhos protagonistas usam fralda, o que chama a atenção das crianças.


Enquanto são bebês, as crianças experimentam o livro fisicamente de várias maneiras: mordendo, revirando, brincando. É parte da chamada fase sensório-motora, de acordo com o filósofo Jean Piaget. No início, elas aprendem a coordenar as informações do sentido e organizar suas atividades em relação ao seu ambiente, sensações e percepções, e assim o universo que circunda a criança é apreendido fisicamente. Assim elas progridem por tentativa e erro até a utilização de símbolos.


A leitura para os bebês desde cedo auxilia no desenvolvimento da oralidade, desperta a curiosidade, amplia o vocabulário e o interesse pelo objeto livro, além de criar e fortalecer os vínculos entre o bebê e a pessoa que lê para ele - o que é fundamental para o desenvolvimento do gosto pela leitura.


No final, concluímos como é bom ter contato com um livro e como podemos usá-lo junto com um amigo querido. Assim, as crianças ficam alegres para fazer o empréstimo de livros, sabendo como utilizá-los!



Mesmo com tanta tecnologia digital, um livro continua sendo indispensável, e por que não começar desde cedo essa aventura? Aproveite você também para sonhar com o velho e bom livro!

 

Livro: É um livrinho

Autora|Ilustradora: Lane Smith

Editora: Companhia das Letrinhas

Páginas: 24

Ano: 2013


86 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page