Aventura, Mistério e Amizade: O Caso dos Invencíveis
- Gabriela Traversim
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Neste trimestre, o 5º ano começou as investigações sobre um misterioso caso envolvendo uma quadrilha de falsários e o Museu Imperial de Petrópolis. Em uma mistura de “Os Batutinhas” com “Sherlock Holmes”, o livro escrito por Ana Cristina Massa abre a série de aventuras dos “Invencíveis” e coloca o leitor em um mistério pra lá de brasileiro.

Cinco amigos visitam o Museu Imperial de Petrópolis em uma saída cultural escolar e se deparam com um grandioso mistério: ao comprarem um quebra-cabeças de 3.000 peças, eles encontram pistas de um enigma relacionado à história do Brasil e de Dom Pedro II e ao homem sem identidade que eles apelidam de “Sombra”. Todo o mistério que envolve o Museu, as crianças e o quebra-cabeças tem uma pessoa como suspeita: “Sombra”.

Eugênio, o líder do grupo ganha o apelido de Gênio por ser o mais inteligente do grupo e também o responsável por solucionar o mistério. Isadora, compete com Eugênio para a liderança e tem uma personalidade difícil, mas conquista os amigos com sua simpatia. Jonas é o popular: o jogador de futebol, o cara que todo mundo quer estar perto porque é muita gente fina. Goma, adora um chiclete daí seu apelido. É o mais legal do grupo. Tem uma imaginação muito fértil e garante o alívio cômico da história e, por último, mas não menos importante, Sofia sua meia-irmã é a sonhadora e romântica do grupo. Ela é muito amiga de Isadora, mas tem uma paixonite por Jonas.
Estes cinco amigos, tão diferentes entre si, precisam aprender juntos a lidar com algumas questões de convivência, como a importância da amizade, o trabalho em equipe, o poder do perdão e a perseverança, tudo isso para desvendar este grande mistério que os envolve.
Ao longo da leitura, os alunos do 5º ano mergulham em uma narrativa repleta de suspense, curiosidade e descobertas. A cada capítulo, os “Invencíveis” mostraram que, mesmo diante dos desafios, a força da amizade e a união são as verdadeiras chaves para resolver qualquer enigma. A investigação no Museu Imperial de Petrópolis se transformou não apenas em uma aventura literária, mas também em uma oportunidade para refletir sobre valores essenciais, como confiança, empatia e colaboração. Assim, entre pistas, risadas e mistérios, o grupo aprendeu que ser “invencível” vai muito além de desvendar um crime. É sobre saber crescer e aprender juntos.

Ana Cristina Massa escreveu mais alguns livros desta série. Você pode ler mais sobre Gênio, Goma, Isadora, Sofia e Jonas nas continuações “O enigma na Capela Real”, “O segredo do colecionador” e “O mistério da Ilha de João VI”. O primeiro volume da coleção ganhou vários prêmios relevantes na literatura nacional e internacional. Veja abaixo:
Acervo Básico FNLIJ 2004 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
Catálogo Bolonha FNLIJ 2004 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Brasil
SME RJ 2004 | Secretaria Municipal da Educação
SME SP 2007 | Secretaria Municipal da Educação
SME BH 2009 | Secretaria Municipal da Educação
PNLD – SEE SP 2004 | Programa Nacional do Livro Didático, Secretaria Estadual da Educação
Instituto Ayrton Senna 2007
Não deixe de conferir também a entrevista que Ana Cristina Massa deu ao Ziraldo para o canal TV Brasil em seu programa ABZ do Ziraldo, em 2012, sobre a coleção de livros. Assista a partir do minuto 16:00 do vídeo abaixo:
