Aos mestres, com carinho!
- Gabriela Traversim

- há 2 dias
- 3 min de leitura
Em celebração ao dia dos professores, 15 de outubro, hoje o blog vai homenagear aqueles que estão todos os dias à frente de uma sala de aula, transmitindo conhecimento com muita paixão e paciência. Qual é o seu professor da literatura favorito? No texto de hoje vamos elencar as principais figuras da docência que ganharam vida através das palavras de autores renomados.

Catarina, personagem de Uma professora muito maluquinha, do Ziraldo;
A personagem principal do livro de Ziraldo é uma professora fora do convencional. Diferente das colegas de trabalho, ela é mal interpretada pois acaba sendo compreensível com seus alunos. Por outro lado, as crianças a adoram. Imaginam a professora Catarina como uma princesa, saída dos livros de contos de fadas. O livro de Ziraldo é um deleite aos olhos infantis e promove uma celebração da figura do professor que acolhe e acalenta ao mesmo tempo que ensina.

Anne Shirley, de Anne de Green Gables, Lucy Maud Montgomery;
Anne é uma professora sonhadora. O livro escrito em 1908 retrata um cenário da docência que hoje pode parecer estranho: as mulheres não tinham o hábito de trabalhar nesta profissão. Enquanto que o trabalho fora de casa era atribuído aos homens, as mulheres tinham o dever de ficar em casa e cuidar dos filhos. Anne, que é órfã e cresceu muito pobre até chegar na casa dos irmãos Cuthbert, ao frequentar a escola pela primeira vez, fica encantada com a possibilidade de ser professora e decide correr atrás de seu sonho.

Professora Minerva McGonagall, da saga Harry Potter de J.K. Rowling;
Alvo Dumbledore é o professor mais lembrado de Hogwarts, mas a professora Minerva também teve papel importante na construção do caráter e da educação de Harry Potter enquanto ele estudou lá. Quando Harry chegou à rua dos Alfeneiros, nº4, a professora Minerva o esperava, pois havia passado o dia observando os tios do menino avaliando se seriam bons tutores, já que seus pais estavam mortos.
Ao longo dos anos em que Harry, Rony e Hermione estiveram em Hogwarts, Minerva McGonagall acompanhava as aventuras do trio, de forma severa, mas os defendia, sempre que necessário. Afinal, sendo ela a diretora da casa da Grifinória, ela esperava que eles fossem comprometidos quando necessário, mas sempre levou em consideração seus méritos.

Srta Mel, professora de Matilda de Roald Dahl;
A professora mais doce da literatura não poderia ter outro nome. A srta Mel foi a professora de Matilda. Cativante e gentil, a srta. Mel é completamente diferente de sua tia e diretora da escola onde trabalha, a Sr.a Trunchbull que utiliza de métodos inaceitáveis para repreender seus alunos. Matilda encontra na professora um porto-seguro diante das dificuldades que enfrenta, tanto em casa quanto na escola, e isso fortalece a confiança da menina o suficiente para que ela consiga enfrentar seus medos.
Além dessas figuras inesquecíveis, há inúmeros outros mestres que marcaram nossa imaginação e inspiraram gerações. Você pode ler outros textos em que os professores são protagonistas aqui, aqui e aqui. Eles nos lembram que ser professor vai muito além de transmitir conteúdos; é plantar sementes de curiosidade, esperança e coragem. Em cada sala de aula, no diálogo entre professor e aluno, reside a magia da transformação, aquela que pode mudar destinos e construir futuros.
Neste mês, em que celebramos os professores, parabenizamos todos que são educadores e atuam na construção de uma escola mais democrática, respeitosa e igualitária. Que possamos reconhecer e valorizar a importância desse trabalho essencial para a formação de cidadãos críticos, conscientes e sonhadores.



Comentários