Um livro informativo é aquele típico texto recheado de informações sobre determinado assunto. Normalmente, este tipo de livro é de não ficção e é a opção favorita das pessoas que são curiosas e gostam de descobrir sobre tudo um pouco. O livro, que em 2005 foi premiado como Altamente Recomendável pela FNLIJ e o escolhido desta semana, é exatamente assim. Para os amantes de música, um deleite de informações. Para os fãs de literatura, uma ode à música.

Você conhece todos os detalhes de uma orquestra? No livro “A orquestra tim-tim por tim-tim” você, leitor, fica por dentro de todas partes da formação de uma orquestra, de forma simples e bastante divertida: quais os instrumentos, o que fazem os maestros e os instrumentistas. Também conhecemos os tipos de orquestra, de câmara, sinfônica ou filarmônica Você sabia que existe orquestra de um só tipo de instrumento, como as orquestras de corda.
Uma coisa super legal é que a orquestra é cheia de famílias! Os conjuntos de instrumentos são chamados carinhosamente assim e elas são quatro: as cordas, as madeiras, os metais e a percussão. Dentro destes grandes grupos, existem os subgrupos menores, chamados de naipes em que os instrumentos de mesmo tipo são agrupados.

No livro “A orquestra tim-tim por tim-tim” cada grupo de famílias é ilustrado e detalhado com riqueza e se você, leitor, estiver interessado em ouvir cada um dos instrumentos, há um CD no final do livro que pode ser um grande aliado nessa aventura musical.

Outro ponto importante das orquestras são as partituras, que são os registros escritos da música. É neste documento importante que se encontram todas as notas musicais que fazem parte da música que será tocada, além de sinais importantes que indicam a velocidade da música, se os sons devem ser fortes ou suaves e se haverá pausas ou não.

E quem conduz a orquestra? Provavelmente você já viu um homem, ou mulher, todo arrumado com paletó e gravata, com uma varinha na mão, tal qual um mágico. Ele, ou ela, poderiam ser considerados um mágico mesmo, já que é esta pessoa é a responsável por fazer a magia da orquestra acontecer. O maestro, ou maestrina quando é uma mulher, é a pessoa que rege a orquestra. A batuta, aquela varinha que ele segura na mão direita serve para que os músicos vejam os movimentos do maestro com facilidade e são a partir destes sinais que os músicos entendem se a música deve ser mais rápida ou lenta, intensa ou mais suave.
Segundo o professor Rafael Marques, professor de Música e responsável pelo trabalho com esta obra com os alunos do 2º ano, entender como funciona uma orquestra é importante porque
"As crianças nesta idade já compreendem qual é, de fato, a importância do trabalho em grupo. A Orquestra alimenta esta junção, que é transportada do livro para a realidade em sala de aula, onde os alunos podem vivenciar diferentes naipes, diferentes sonoridades e frases rítmicas de acordo com cada instrumento. Os grupos (naipes) devem ser apresentados para que se reconheça a importância de cada grupo e suas funções, tal como o papel do Maestro.
Tudo se abstrai do livro. A organização, a autonomia, o silêncio e o trabalho coletivo."
E o professor Rafa também diz que, para ele, “a experiência de ensinar sobre a orquestra é bastante significativa, pois começar o ano letivo com alunos, que na maioria nunca tiveram contato com instrumentos de uma Orquestra, sem que se perceba suas funções, se torna satisfatório ao notar que através da música se estimula a percepção rítmica e auditiva, elevando a concentração além do repertório cultural, podendo inclusive fazer parte de um grupo a que chamamos de Orquestra, mesmo que seja um projeto com instrumentos adaptados. Os alunos entendem que há uma dependência, reconhecendo assim a necessidade do outro, e do silêncio, que muitos não valorizam.”
Ele reforça que sempre o músico deve priorizar a escuta antes da prática em si.
Se você se interessou sobre este assunto e deseja conhecer mais livros que tenham a orquestra como tema, veja abaixo a nossa seleção de livros disponíveis no acervo da biblioteca:
Comments