top of page
  • Paula Lima

O Fund. 1 pôs o bloco na rua!

A festa começou cedo na quinta-feira, dia 20/02, com o Tio Rafa convocando as turmas do Fund. 1 pelos corredores do Colégio com o seu tamborim! Cada sala virou um bloco de carnaval, com seus abadás customizados pelas crianças e seu estandarte - também criado por elas na aula de artes, com a Tia Adriana.


Os blocos seguiram cantando, brincando e batucando até o ginásio. Chegando lá, tiveram uma surpresa: a Tia Giovana, de dança, e o Tio Britto, da Educação Física, interpretaram uma coreografia de mestre-sala e porta-bandeira digna de escola de samba!



Em seguida, cada série entoou uma marchinha, com acompanhamento da bateria dos alunos, que tocaram tambor e apresentaram uma coreografia carnavalesca. O Rafa, de música, contou o seguinte: “Nós usamos a melodia de marchinhas tradicionais e criamos letras novas, que falam sobre o cotidiano dos alunos na escola, como a relação deles com o estudo, as amizades, sua função social de estudantes etc. Foram criadas quatro marchinhas, uma para cada ano, do 2º ao 5º”.



O tambor foi escolhido como carro-chefe do projeto porque, com ele, dá para trabalhar a coordenação motora e as alturas sonoras - grave, média e aguda. As baquetas desenvolvem a noção de lateralidade e tonicidade; a ideia de que não é preciso bater forte para produzir o som, como explicou o professor de música. “Esse instrumento também favorece algumas noções, como o respeito ao andamento e à hora certa de tocar de cada um, o uso do som e do silêncio para marcar o ritmo etc”.


De acordo com a coordenadora do Fundamental 1, Andréa Vazatta, o trabalho com o carnaval neste ano foi no sentido de compreender o festejo: vivenciar um bloco, as marchinhas antigas, uma escola de samba e suas funções. “Eles produziram um estandarte, personalizaram os abadás, entenderam a função de cada elemento no carnaval. A ideia é que experimentem o ritual da festa, que não é uma bagunça, mas uma grande brincadeira, com uma organização específica e vários tipos de ritmos e danças”.


Para finalizar a festa, as turmas se juntaram no ginásio para um bailinho de carnaval animado com marchinhas tradicionais e bonecões de Olinda! Foi muito divertido!


E para aproveitar bem o feriado, que tal alguns livros bem animados que você pode emprestar aqui na biblioteca do Colégio e ler com a família? Dá uma olhada no que a gente escolheu:


O Batuquinho

De Leo Mendonza, Editora Aletria


Os utensílios da cozinha do Batuquinho até tentam se esconder, mas não conseguem fugir do menino, que adora fazer um som com todos os objetos que encontra pela frente: ele batuca com panela de pressão, caldeirão, colher de pau, pote de manteiga, caixinha de fósforo... Qualquer coisa vira instrumento musical nas mãos deste garoto! Sua mãe até pede para ele parar com o barulho e ir soltar pipa, mas o Batuquinho não aguenta. Até que ele encontra outro tipo de instrumento... o primeiro deles é o pandeiro – e os dois se dão muito bem! Este livro traça um panorama lúdico de diversos tipos de som e ritmos, como o samba, o baião, o afoxé, o reggae, o rock, a capoeira, apresentando também o contexto em que são produzidos e seus instrumentos.



Festança

De Edith Chacon, Editora Biruta


Vão acontecer duas festas na floresta, e a joaninha está muito empolgada porque vai poder dançar bastante, da valsa ao samba! Porém, não são todos os animais que estão felizes assim... o tamanduá, por exemplo, está bem desanimado porque não sabe dançar. Todo rimado, este lançamento do ano passado da editora Biruta conta uma história de amor bem inusitada, divertida e cheia de coloridas ilustrações - bem no clima do carnaval!



As sete maravilhas do Sr. Sonâmbulo

Mauri Kunnas, Editora Cereja


Neste livro, você vai conhecer o simpático senhor Sonâmbulo, um bodinho que, quase toda noite, se deita para dormir, mas levanta logo em seguida – ainda dormindo - e apronta bastante! Na aventura da vez, ele ganha um sorteio numa loja e, acompanhado de Piuí, seu fiel porquinho-da-índia, embarca com um grupo bem extravagante numa viagem para sete lugares do mundo que são muito divertidos. Uma das paradas é o Rio de Janeiro, claro - e justamente na época do carnaval! A turma do senhor Sonâmbulo vai vestir a fantasia e acompanhar bem de perto o desfile das escolas de samba!




Fotos: Lorena Bueno

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page