top of page
  • Paula Lima

O zum-zum-zum do carnaval do Infantil!


Nesta semana, a Educação Infantil fez um grande carnaval em homenagem às abelhas! O tema foi escolhido porque esses insetos são especialistas em polinizar as plantas e têm um papel fundamental para a saúde vegetal.



Como 2020 é o Ano Internacional da Fitossanidade*, o Colégio embarcou nessa iniciativa em diversas frentes. A coordenadora pedagógica da EI, Gabriela Plens, contou pra gente que, ao longo deste primeiro semestre, as crianças do Infantil 2 ao 1º ano “estarão envolvidas num processo reflexivo sobre a importância das abelhas para o homem, assim como a construção do conceito de comunidade observado nas relações deste inseto”.


O bloquinho de carnaval integrou o início desse trabalho, e os professores de música, Manu e Rafa, transformaram em marchinha o clássico “As abelhas”, de Vinicius de Moraes e interpretado por Moraes Moreira. Os pequenos desfilaram ao som desse e de outros sucessos carnavalescos pela escola na última quarta, dia 19, tocando instrumentos que trouxeram de casa - latas, colheres de pau, garrafas etc. Cada turma representava um tipo de abelha e foi uma animação só!



Para entrar no clima e se divertir com esses bichinhos fascinantes, o Blog traz hoje dois livros incríveis do acervo da nossa biblioteca que tratam de abelhas. São opções bacanas para ler com as crianças no feriado que vem aí – para quem prefere um carnaval mais tranquilo e também para descansar nos intervalos da folia (aliás, já deram uma olhada na nossa Agenda de fevereiro?). Venham conhecer es



Abelhas

De Piotr Socha, Editora WMF Martins Fontes


Este livro informativo foi escrito e ilustrado por um famoso cartunista polonês que é filho de um apicultor! Ele traz um monte de curiosidades que as crianças vão adorar saber sobre as abelhas – além de se deliciar com as ilustrações, que, de tão lindas, são uma atração à parte. Em formato grande, cada página dupla trata de um assunto diferente com informações precisas e texto divertido: como eram as relações das abelhas com os primeiros homens, como acontece a polinização e a produção de mel, como é o trabalho dos apicultores, quais são os tipos de mel e suas flores de origem, como o mel e as abelhas eram representados por gregos, egípcios e até pelo imperador francês, Napoleão Bonaparte (que, em sua coroação, usou um manto com abelhas bordadas em ouro!). É um prazer de leitura – e nós adoraríamos se todos os livros informativos fossem assim 😊



Uma canção de urso

De Benjamin Chaud, Editora WMF Martins Fontes


Papai Urso e o Ursinho estavam se preparando para hibernar durante o inverno quando passa uma abelha e... como ele bem sabe que, onde tem abelha tem mel, o Ursinho resolve segui-la! Então, o Papai Urso encampa uma atribulada jornada pela floresta para encontrar o filho fujão, até chegar à ópera de uma grande cidade. O leitor acompanha o Papai Urso atrás do Ursinho e o Ursinho atrás da abelha por meio de grandes páginas ilustradas, cheinhas de detalhes e cores, num esconde-esconde bem-humorado que tem algo do clássico Onde está Wally?. Deliciosa de ler, encantadora e muito divertida, esta é uma história que a família toda vai adorar conhecer!


Aqui embaixo vocês podem ver o book trailer criado pela editora Orfeu Negro, que lançou o livro em Portugal:




* A causa foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar governos, indústrias, cientistas e a sociedade civil para a criação de estratégias que protejam a biodiversidade e promovam o desenvolvimento econômico sustentável e a segurança alimentar.



Fotos: Lorena Bueno

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page