top of page
  • Paula Lima

No meio do livro tinha um muro

Atualizado: 22 de jul. de 2020


Capa do livro "O muro no meio do livro", de Jon Agee

Pois é, essa é a premissa da história sobre a qual nós vamos conversar hoje. Bem no meio do livro, naquela parte que divide uma página da outra, tem um muro de tijolos, que protege o lado esquerdo de todos os perigos que habitam o lado direito.


Bom, pelo menos é isso o que pensa um pequeno cavaleiro medieval, que também é o narrador de O muro no meio do livro, da editora Pequena Zahar! Mas será que é isso mesmo?


Neste divertido livro-álbum (em que texto e imagem se complementam para contar uma história), o desavisado cavaleiro acredita que o lado de lá do muro - a página da direita - tem muitas ameaças e que ele está seguro do lado de cá - a página da esquerda. Lá do outro lado tem animais ferozes e um ogro mal-encarado, que com certeza o comeria se cruzasse com ele.


Porém, ingênuo que só ele, o cavaleiro não percebe tudo de perigoso que está acontecendo bem atrás dele: uma inundação, piranhas rondando, estranhos animais marinhos à espreita. Até que a água sobe tanto que ele precisa ser resgatado e tem uma grande surpresa quando descobre quem o ajudou!


Enquanto isso, lá do outro lado, uma outra narrativa se desenrola, com outros personagens, que supostamente são perigosos. Assistam aqui ao book-trailer:



De maneira aparentemente simples, o livro levanta questões ancestrais e ao mesmo tempo superatuais. De um lado, aborda a necessidade humana milenar de construir barreiras para proteção - e não à toa o narrador é um cavaleirinho meio fora de época, meio Quixote, lutando contra perigos imaginários -, ao mesmo tempo em que discute temas que estão muito em alta em pleno ano de 2019: a nossa ilusão de segurança, a certeza de perigos imaginários, a segregação, a construção de muros que separam dois lados de uma mesma coisa, o preconceito, a dificuldade de identificar perigos reais, a noção de alteridade e de polarização...


As simbologias são muitas e uma coisa é certa: o pequenino cavaleiro nem imagina o quanto a vida pode ser divertida quando superamos barreiras que são arbitrárias e, por vezes, desnecessárias. Outra certeza é a qualidade da ilustração - reparem só nas expressões dos personagens e vocês vão dar muita risada!


O autor e ilustrador americano Jon Agee conta aqui que a ideia para o livro surgiu justamente a partir dessa divisória física que todo livro tem e que sempre "corta" alguma coisa da ilustração. Outro título que explora essa questão material do livro para construir a narrativa é Daqui ninguém passa!, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, do qual nós também já falamos aqui no Blog.


Lançado aqui no Brasil neste ano, O muro no meio do livro recebeu em 2018 as menções de escolha do editor e livro notável do New York Times Book Review e foi selecionado como um dos melhores livros infantis do ano pelos jornais americanos Boston Globe e Chicago Tribune.


E o melhor é que ele está disponível para empréstimo aqui no Espaço Cultural do Colégio! Não deixem de ler, a família toda vai adorar!

 

Livro: O muro no meio do livro

Autor|Ilustrador: Jon Agee

Editora: Pequena Zahar

Páginas: 44

Ano: 2019



243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page