Falando de sentimentos com poesia
- Gabriela Traversim
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Neste segundo semestre, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estão começando a leitura do livro “Rimas sentimentais em versos emocionantes”, do célebre autor César Obeid, que em 2024 encantou nossos alunos do 4º ano com suas rimas de cordel e bate‑papo repleto de curiosidades. Relembre aqui:

Falar de sentimentos é mais fácil com rimas:
Nossos sentimentos são um território muitas vezes desconhecido — para alguns, um campo delicado; para outros, um desafio a ser explorado. Falar sobre emoções com crianças pode ser uma tarefa sensível, mas com a ferramenta certa, portas se abrem e tudo pode se tornar mais leve.
O livro do César Obeid é a escolha perfeita para tratar desse tema sem pesar a conversa. Cada poesia aborda um sentimento diferente — como a diferença entre alegria e felicidade — e explica, de forma divertida e rimada, o que é a solidão, a frustração e o amor. O medo, a confiança e a raiva também ganham espaço nos versos. Com leveza e sensibilidade, o autor convida crianças e adultos a nomearem e compreenderem suas emoções, promovendo o autoconhecimento e o diálogo afetivo. Veja o poema de abertura do livro, declamado pelo próprio autor:
Ao chegar ao final do livro, o leitor encontra uma breve biografia do autor e da ilustradora, Isabela Jordani. Ambos compartilham como a inteligência emocional foi construída na infância deles.
César, por exemplo, conta que, quando era criança, não sabia lidar com o que acontecia em situações de conflito. Isso dificultava sua capacidade de refletir sobre o que estava sentindo e tornava mais difícil se acalmar depois de um momento difícil.
Isabela, por sua vez, revela que a arte foi uma das formas que encontrou para se entender e se expressar. Segundo ela, cada pessoa tem seu próprio modo de processar as emoções — e é importante encontrar esse caminho desde cedo.