top of page
  • Paula Lima

Em casa com as crianças 2

Estamos já na sexta semana de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus. A medida é necessária e traz com ela uma diversidade de desafios para as famílias. O Blog do Uirapuru segue firme com a intenção de ajudar nossa comunidade a passar por esse momento da maneira mais leve possível, sempre priorizando a literatura. Selecionamos, então, mais alguns conteúdos e ideias para compartilhar com as crianças e aproveitar o tempo em família com qualidade! E, claro, tem outros posts do Blog com ideias, já viram?



Agora vamos lá!


Para começar, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, começou uma série de leituras - em inglês - de alguns dos seus livros infantis preferidos no YouTube do canal infantil PBS Kids às segundas-feiras. Ela já leu O Grúfalo e There's a Dragon in Your Book (sem edição brasileira) e, nas próximas duas segundas, vai ler Miss Maple's Seeds (também sem edição brasileira) e Uma lagarta muito comilona. Ela disse o seguinte: "Quando eu era criança, adorava ler em voz alta. E quando me tornei mãe, descobri uma alegria enorme por compartilhar a magia das histórias com as minhas próprias filhas - e, mais tarde, como primeira-dama, com crianças em geral. Neste momento em que tantas famílias estão sob estresse, fico muito animada por oferecer às crianças uma chance de exercitar a leitura e ouvir algumas histórias maravilhosas (e dar a pais e cuidadores uma pausa tão necessária)". Assistam aqui a leitura dela de O Grúfalo:



O grupo de percussão corporal Barbatuques lançou o Em casa com o Barbatuques, uma série de vídeos em que os integrantes dão dicas musicais e ensinam levadas que a família toda pode fazer, usando o corpo como instrumento: são estalos, palmas, batuques no peito, batidas com o pé etc. É pra se mexer e fazer música ao mesmo tempo. E eles ainda lançaram o desafio de fazer vídeos desses momentos para postar nas redes sociais. Os vídeos são lançados no Instagram e no Facebook do grupo! Aqui vocês podem ver um deles:



A Brinque-Book criou um guia gratuito de atividades superlegais chamado de #Fiqueemcasa. A editora tem disponibilizado um livro gratuitamente por semana, ilustrações para colorir, caça-palavras, planner, jogos - tudo com conteúdos dos livros da editora para imprimir. Tem ainda o canal de contação de histórias que é um sucesso, um e-book de cantigas e outro com receitas para levar toda a família para a cozinha, além de ilustrações especiais feitas pelos artistas da casa para este momento de quarentena, como esses da Julia Donaldson e do Axel Scheffler que seguem aqui:


A autora e ilustradora Silvana Rando, no seu Instagram (e também no canal do YouTube da Brinque-Book), tem divulgado vídeos que mostram como desenhar alguns de seus personagens, como o Gildo e a baratinha Socorro. Vamos tentar?


O ilustrador espanhol José Antonio Roda disponibilizou ilustrações lindas dos super-heróis da atualidade para colorir: tem cientistas, profissionais da saúde, entregadores, pessoas que trabalham com serviços essenciais e, claro, professores.


Ainda nessa linha, a autora e ilustradora italiana Bárbara Cantini, que criou a Mortina, lançou ilustrações da personagem para colorir e um conjunto da menina-zumbi como bonequinha de papel e roupinhas para recortar e vestir - é só clicar aqui e imprimir!


O clube de assinatura de livros infantis A Taba elencou 10 brincadeiras literárias que estimulam a linguagem e exploram as narrativas: dá para escolher o personagem preferido de um livro e atuar como ele, ilustrar de acordo com a técnica de um ilustrador etc. E aqui eles listaram coisas para fazer com as crianças em casa.


Tem ainda dois livros para crianças que falam sobre o coronavírus e explicam a situação para os pequenos: um da Brinque-Book, feito por especialistas de saúde e da educação e ilustrado pelo Axel Scheffler (do Grúfalo) e outro que é uma carta dirigida às crianças, criado por onze grandes artistas nacionais, como Odilon Moraes, Marilda Castanha, Graça Lima e Alexandre Rampazo.


Por hoje é só pessoal! Esperamos que estejam todos bem :) Continuem em casa!


252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page