• Paula Lima

    Em casa com as crianças

    O momento atual é delicado. As crianças estão em casa, sem poder sair e sem entender muito bem o que está acontecendo, além de ver a família toda preocupada com os desdobramentos da crise. Por isso, o Blog do Uirapuru reuniu alguns conteúdos e dicas legais de atividades para fazer com os pequenos dentro de casa, além de trazer opções de livros físicos e ebooks - acreditamos muito fortemente que os livros são ótimos aliados neste momento. Depois contem pra gente como estão sendo estes dias. Mais do que nunca, vamos juntos nessa.

    * Aqui vocês acessam uma diversidade de brincadeiras simples e caseiras para divertir e estimular os bebês. Eles adoram brincar com objetos cotidianos, misturá-los e transformá-los em outra coisa: pedaços de tecido, colheres, potes, panelas, peneiras, baldes, garrafas, caixas, papel - tudo pode ser reinventado por um bebê maravilhado diante dessas coisas. Use sem restrições :)

    * A Faber-Castell liberou vários cursos on-line por um mês, até 19/04. Tem oficina para aprender a desenhar monstros incríveis e criaturas fantásticas, atividades mão na massa para fazer em família, lettering, técnicas de aquarela, transformação de retratos em desenhos e muitos outros. Adoramos!

    * Para quem lê em inglês, o canal de TV americano PBS tem o site PBS Kids for parents, com dicas de educação, jogos, receitas, atividades e um monte de coisas legais sobre a criação dos filhos. Eles têm um newsletter semanal que é demais, mas, neste período de quarentena, estão enviando uma news diária com ideias de brincadeiras, filmes, desenhos e formas construtivas de interagir a partir desses conteúdos. Dá para assinar por aqui e vale muito a pena.


    * A mãe, fazedora de arte e blogueira Estéfi Machado compilou, neste kit gratuito, atividades para fazer da quarentena um momento brincante - com coisas que você tiver em casa. O que não tiver pode ser improvisado; a ideia toda é essa. O blog dela também está cheio de projetos e artes para as crianças usarem e abusarem das habilidades manuais.

    * Contadoras e contadores de histórias estão fazendo lives quase todos dos dias no Instagram: Fafá Conta, Marina Bastos, o querido autor Oliver Jeffers (em inglês). O clube de leitura A Taba está com dois horários por dia de roda de leitura online até o dia 26/03. Vale ainda seguir o perfil da Companhia das Letrinhas, que também tem feito contações com frequência.

    * A iniciativa Leia para uma criança disponibiliza 13 ebooks de qualidade para as crianças. É para ler no tablet ou no celular e tem criações de Marcelo Rubens Paiva, Antonio Prata, Adriana Carranca, Zeca Baleiro, Fernanda Takai etc. Carta na manga.


    * A gente AMA o livro Vozes no parque, do Anthony Browne, e ele está disponível em inglês aqui, com as vozes dos quatro personagens mesmo. Para qualquer momento!


    * O aplicativo Inventeca traz alguns ebooks ilustrados para que a criança crie uma história e grave a sua própria narração! É muito bacana porque várias crianças podem gravar juntas ou com os pais mesmo - dá pra fazer a voz do narrador, dos personagens, os sons etc. O app tem três livros gratuitos, mas também dá para fazer uma assinatura e ter acesso a todos os ebooks da plataforma.


    * Aqui e aqui também tem seleções bem interessantes de atividades. Adoramos a bolinha de sabão da varanda!

    * O incrível canal do YouTube Manual do Mundo, que em tempos normais posta três vídeos por semana, também vai entrar em modo quarentena e lançar vídeos diários, com experiências mais simples que podem ser feitas em casa e em família. Obrigada, Mari e Iberê <3


    E agora, vamos aos livros! Escolhemos alguns que, além de histórias ótimas para ler, também podem dar ideias de brincadeiras!


    Quebra-cabeças

    De Diego Bianki, WMF Martins Fontes



    Este livro grande e lindo do ilustrador argentino Diego Bianki conta uma história por meio de quebra-cabeças feitos de objetos recicláveis. É lúdico, divertido, dá pra reproduzir a ideia e levanta um monte de questões fundamentais para estes dias: inclusão, igualdade, diversidade, além de pensar no destino do que usamos para não prejudicar as outras pessoas nem o lugar onde vamos viver resto da vida, segundo disse o autor aqui.


    Dudu e a caixa e Dudu e o plástico bolha

    De Stela Greco Loducca, Companhia das Letrinhas


    Dudu faz o que você com certeza já viu acontecer aí na sua casa: em vez de brincar com o presente, ele brinca com a caixa :D Ou com o plástico bolha. Neste caso, nem era um presente para ele, mas encomendas para sua mãe. Ele não desaponta: cria carro, foguete e muitos outros brinquedos a partir dessas maravilhas que são o papelão e o plástico de estourar.



    Escrito e desenhado por Enriqueta

    De Liniers, V&R


    A menina Enriqueta ganha uma caixa de lápis de cor da mãe e resolve escrever e ilustrar a sua própria história em quadrinhos: sobre uma menina que descobre um mundo desconhecido dentro do seu guarda-roupa, com um monstro de três cabeças e dois chapéus. Mas é um monstro bonzinho! Um livro sobre a criação de um livro, sobre criatividade, sobre a imaginação, sobre a infância. Uma delícia.



    Caixa de contos

    De Anne Laval, V&R


    Este não é exatamente um livro, mas um grande quebra-cabeça com vinte peças ilustradas nas duas faces. Cada peça traz um acontecimento de uma história que a criança pode criar sozinha ou com mais alguém - por combinatória, são muitas histórias que podem ser criadas! Aí dá pra fazer um vídeo do quebra-cabeça montado com a narração da criança ao fundo, dá para fazer um áudio da narração, dá pra escrever cada uma das histórias. As ilustrações são lindas, muito divertidas e podem render tanto histórias mais tradicionais como algumas bem malucas! A graça é essa.

    #quarentena #brincadeira #criançaemcasa #coronavírus

    402 visualizações