top of page
  • Paula Lima

Aqui estamos juntos

Atualizado: 24 de abr. de 2020

Quando o filho do ilustrador e escritor irlandês Oliver Jeffers tinha dois meses, ele sentiu que precisava explicar um pouco do mundo em que vivemos para o bebê, que havia recém-chegado, e também para ele mesmo, num momento tão extraordinário quanto o nascimento de um filho. Foi quando ele resolveu criar um tipo de guia, um apanhado de algumas primeiras coisas que ele achava que o bebê precisava conhecer desse nosso mundão - e que poderia consultar sempre que se sentisse perdido.



E aí ele escreveu e ilustrou Aqui estamos nós: notas sobre como viver no planeta Terra, publicado no Brasil pela editora Salamandra, que nós achamos que é um dos livros mais lindos do mundo. Sem exagero. Neste período de incertezas por conta da pandemia e do isolamento social, ele nos lembra de detalhes do mundo e da vida, de dicotomias básicas como o dia e a noite, apresenta o céu, a terra e o oceano - além de ilustrar com maestria como é o nosso corpo, como ele se insere num corpo social e natural diverso, e como todos nós, interligados e semelhantes, somos uma parte minúscula de um universo sem fim. É um título que se enquadra na categoria dos infantis, mas, como todo bom livro infantil, é um livro para todo mundo, todas as idades incluídas.


Muitos pais já devem conhecer porque o livro é adotado pelo Infantil 4 do Colégio desde o ano passado. Vejam aqui o book trailer:


Para complementar essa experiência de leitura incrível, foi lançado para o Dia da Terra - que aconteceu ontem! - o curta-metragem de animação Aqui estamos nós. A gente acha de verdade que vocês não vão ver nada tão lindo nessa quarentena! A produção é da Apple TV, que tem um período de teste gratuito, então dá para todo mundo assistir. O filme é uma adaptação do livro do Oliver Jeffers (um dos produtores executivos), com vozes da Meryl Streep e da Ruth Negga, e conta a história do garoto Finn desde que ele chega à sua casa pela primeira vez, recém-nascido.


Seu pai, ainda arrebatado pela chegada do bebê, começa a mostrar a ele como funcionam as coisas na Terra - como o Oliver Jeffers fez com seu próprio filho. Finn cresce curioso, sensível e um tanto filósofo (crianças são, em geral, né?) e também passa por um momento de perplexidade diante da existência das pequenas coisas em relação ao mistério e à imensidão do mundo. Deem só uma olhadinha no trailer:


Dá para ver que as belíssimas ilustrações do livro ganharam movimento de maneira muito cuidadosa para contar a história, que é simples e emocionante. Não deixem de assistir e contem depois o que acharam nos comentários (precisa fazer uma inscrição, mas é bem rapidinha).



Durante a quarentena, o Oliver Jeffers, que também é autor de outros títulos incríveis, como A revolta dos gizes de cera, Presos e A menina dos livros, tem feito leituras de seus livros ao vivo todos os dias em seu perfil do Instagram. Além disso, também para o Dia da Terra, ele deu uma palestra virtual para o TED Talks, em que conta como surgiu a ideia do Aqui estamos nós e sobre a beleza do simples fato de viver no nosso planeta e dividi-lo com outras pessoas.



Aqui, nunca estamos sozinhos. Especialmente agora.


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page