As páginas secretas do livro invisível!
- Gabriela Traversim
- há 4 dias
- 3 min de leitura
César, protagonista do livro O livro invisível, é filho de um autor renomado. Por conta do trabalho de seu pai, o garoto é obrigado a mudar de cidade constantemente. Essa relação desfavorável com a profissão paterna o afasta não apenas dos livros que o pai escreve, mas também de todos os outros. A situação muda quando César conhece Lúcia, em sua nova escola, e juntos eles descobrem histórias inéditas e aventuras surpreendentes.

Escrito por Santiago García-Clairac, O livro invisível é a leitura da vez para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Publicado em 1999, este é o terceiro livro do autor, que nasceu na França, mas construiu sua carreira como professor no Instituto de Formação Empresarial de Madrid, na Espanha.
O livro invisível é uma narrativa sobre a leitura e o prazer de ler. Inicialmente, conhecemos César, um menino que não gosta de livros e guarda ressentimento em relação ao pai, a quem culpa pelas constantes mudanças de cidade que o impedem de criar vínculos duradouros com os colegas de escola. Assim, tudo o que envolve o universo da leitura e a profissão paterna não desperta seu interesse.
A virada acontece quando ele conhece Lúcia, uma colega de turma determinada e sem medo de ser quem é. Após defendê-lo em um confronto, ela conquista a admiração de César. Lúcia, uma leitora ávida, descobre que o pai de César é escritor, e isso cria uma conexão imediata entre os dois. Apesar de sua resistência à literatura, César conta à nova amiga sobre o livro que o pai está escrevendo, o que desperta sua curiosidade. O livro invisível, título da obra em andamento, passa a ser alvo de interesse de Lúcia e, pouco depois, também de César. Juntos, eles decidem ler o manuscrito sem a permissão do autor.
Nesta obra, que mescla realidade e fantasia, acompanhamos a vida de César a partir de sua própria perspectiva: ele é o narrador da história. Vemos seu cotidiano escolar, os dilemas com colegas, a relação com o irmão e a família, e, sobretudo, a descoberta da amizade com Lúcia — tudo isso entrelaçado à redescoberta da literatura.
O título ainda brinca com a ideia da leitura: embora remeta diretamente ao livro do pai, para César todos os livros eram “invisíveis”, já que ele não se interessava por eles. Mas, à medida que a amizade com Lúcia cresce e a literatura se torna parte de sua vida, o livro ganha forma — deixa de ser invisível, revelando-se como fonte de encantamento.
E você? Já descobriu o amor pela leitura? O livro invisível faz parte da coleção Barco a Vapor, da editora SM. Confira abaixo alguns títulos dessa coleção que são organizados por cores e faixas etárias (branco, azul, laranja e vermelho). Todos estão disponíveis no acervo da nossa biblioteca:
Série Branca – Para leitores iniciantes, a partir de 6 anos:
Série Azul – Para leitores em processo, a partir de 8 anos:
Série Laranja – Para leitores fluentes, a partir de 10 anos:
Série Vermelha – Para leitores críticos, a partir de 12 anos:
Você sabia que também existe um prêmio chamado Barco a Vapor? Confira os livros premiados: https://barcoavapor.smeducacao.com.br/
Mais do que uma simples leitura, O livro invisível nos mostra que cada página pode revelar novos mundos, amizades e descobertas. Assim como César, todos podemos transformar livros “invisíveis” em portas abertas para a imaginação. Que tal deixar a curiosidade te guiar e escolher sua próxima aventura literária na nossa biblioteca?