top of page

Sherlock Holmes x Hercule Poirot: qual detetive é o seu favorito?

  • Foto do escritor: Gabriela Traversim
    Gabriela Traversim
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

Dois escritores geniais do Romance Policial. Um no idioma original, outro traduzido por uma das melhores editoras do país. Ambos presentes nas leituras do 7º ano do Ensino Fundamental. Arthur Conan Doyle versus Agatha Christie: dois clássicos da literatura internacional se enfrentam hoje aqui no Blog do Uirapuru. Quem vence essa batalha?


As Memórias de Sherlock Holmes, publicado em 1892, com 12 histórias envolventes do famoso detetive inglês, é a leitura deste semestre dos alunos do 7º ano. Mas engana-se quem pensa que este é o primeiro contato dos alunos com o Romance Policial. No início deste ano eles tiveram oportunidade de ler, nas aulas de International Studies, o livro Murder on the Orient Express, da também renomada Agatha Christie. Essa batalha de gigantes destaca as principais semelhanças e diferenças das obras literárias e , quem sabe, apontará um vencedor. 


1 Round: Os autores: 
ree

Arthur Conan Doyle (1859–1930) foi  um escritor escocês e médico de formação. Criador de Sherlock Holmes, responsável por consolidar o gênero policial moderno no final do século XIX. Suas histórias refletem a Londres vitoriana e a eduardiana e a confiança no raciocínio científico.

ree

Agatha Christie (1890–1976) foi uma escritora britânica, conhecida como a “Rainha do Crime”. Autora mais vendida do mundo no gênero policial, depois da Bíblia e de Shakespeare em números gerais. Suas obras dialogam com a primeira metade do século XX, período pós-guerras, revelando dilemas sociais, morais e também psicológicos.


Resultado: Apesar de Conan Doyle ter consolidado o gênero policial, foi com Agatha Christie que as histórias de detetive ganharam popularidade mundial.
Vencedora: Agatha Christie. 

2 Round: Detectives Icônicos:
ree

Sherlock Holmes: o personagem principal das obras de Conan Doyle é um excêntrico e brilhante detetive particular, que por meio do raciocínio lógico e dedutivo resolve seus casos. Holmes é distante e metódico e, em muitas situações, não é totalmente compreendido pelos demais personagens.

ree

Hercule Poirot: o principal detetive das histórias da Agatha Christie é um meticuloso, investigador belga que valoriza a ordem acima de tudo. Mais caloroso que Holmes, é igualmente vaidoso e tão genial quanto. Enquanto Conan Doyle se manteve fiel a apenas um detetive, as histórias de Agatha Christie variam quanto a investigador, sendo Poirot o mais famoso. Mas, outros também se aventuraram a desvendar mistérios como a Miss Marple, Tommy e Tuppence entre outros. 


Resultado: Mesmo Agatha Christie tendo vendido muitos livros no mundo todo, Sherlock é também mundialmente famoso e  se tornou quase que uma figura fictícia da cultura literária inglesa, com direito a museu e estátua. Que outra figura literária tem esse prestígio? Além de ter inspirado franquias de filmes, séries e até spin-offs com personagens acrescentados à história original, como irmãs inventadas para Holmes.
Vencedor: Sherlock Holmes. 

3 Round: Temas e Abordagens: 

ree

Arthur Conan Doyle: Para Arthur Conan Doyle, a racionalidade científica e a lógica pura são cruciais para a elaboração e, consequentemente, a resolução dos casos de Sherlock Holmes. O famoso detetive é um caçador de evidências que se atenta aos fatos, pura e simplesmente. Um observador nato, ele analisa os detalhes que passam despercebidos pelos demais personagens da trama.

ree

Agatha Christie: Agatha, por outro lado, explora o ser humano e suas razões. Muitos dos personagens são imbuídos de moralidade, de emoções e sentimentos, por isso talvez suas obras sejam tão únicas. Assim como nós, na vida real, também, os personagens de Agatha Christie mostram o pior do ser humano em situações de tensão. Seus mistérios são construídos pelo entrelaçamento de testemunhos, segredos e mentiras, sempre em tom de suspense psicológico, com reviravoltas (e revelações) surpreendentes no final.


Empate:  Não existe maneira de definir que um escritor seja melhor do que o outro. Apesar das diferenças, cada um vai apresentar nuances sobre centralidade do raciocínio lógico como meio de chegar à verdade. 
Ambos criaram detetives icônicos, que se tornaram arquétipos da literatura policial e são lembrados pelos fãs até hoje. Ambos possuem narrativas baseadas em pistas a fim de confundir o leitor, em cenários emblemáticos que nos mantém grudados nas páginas até o final. 

Resultado Final: 

Depois de três rounds intensos, a verdade é que não há um vencedor absoluto nesta batalha literária. Conan Doyle e Agatha Christie brilham cada um à sua maneira, oferecendo aos leitores experiências diferentes, mas igualmente fascinantes.

Se de um lado temos o rigor científico e a mente analítica de Sherlock Holmes, do outro encontramos a profundidade psicológica e os jogos morais de Hercule Poirot. Ambos transformaram o Romance Policial em um desafio intelectual, no qual o leitor é convidado a se tornar também um investigador.

Talvez, no fim das contas, o grande vencedor seja o próprio público, que pode desfrutar do melhor dos dois mundos: a lógica impecável de Conan Doyle e o suspense cheio de reviravoltas de Agatha Christie.

E você, leitor do Blog do Uirapuru, qual dos dois detetives conquistou o seu coração? Sherlock Holmes ou Hercule Poirot?



    bottom of page