top of page
  • Paula Lima

Possibilidades do jardim


Ilustração de André Neves em seu livro "Manu e Mila"

"O dia estava uma delícia.

Jardim florido,

céu anil,

brancas nuvens,

sol macio.


- Hoje é um dia perfeito para encontrar a alegria - disse Mila.

Manu abriu um sorriso.

- Mas onde se encontra a alegria? - perguntou ele.


- A alegria pode estar em qualquer lugar, minha mãe falou.

- Mas o mundo é tão grande, duvido que ela esteja aqui no seu jardim.

- Claro que está! Vamos ver quem a encontra primeiro? - desafiou Mila."


Manu e Mila

De André Neves, Brinque-Book

 

Olá, pessoal, bom dia, tudo bem?


Nós aqui do Blog somos como a Mila: acreditamos que a alegria pode, com certeza, ser encontrada num jardim! E consideramos que jardim, neste momento, pode ser inclusive um conjunto de vasos na área interna mesmo, para quem mora em apartamento. Esses recortes de natureza dentro de casa são, afinal, possibilidades de contato com a terra e com os seres vivos, mesmo sem poder ir para fora.


Ilustração de "Tem um tigre no jardim", de Lizzy Stewart

  • Jardins abrigam flores, folhas, galhos, sementes e plantas de tamanhos e cores diversos, todos existindo de acordo com um ritmo muito próprio, com movimentos e fluxos que nos conectam com o presente e com a vida vivida aqui e agora.

  • Jardins atraem pássaros, abelhas, borboletas e outros animaizinhos voadores, além de insetos terrestres variados.

  • Jardins são um convite á exploração das coisas pequenas e da vida miúda que compõem de maneira insubstituível o ambiente, o micro tão fundamental ao macro.

  • Jardins são ricos em texturas e um convite à sensibilização da percepção.

  • Jardins convidam ao movimento e à brincadeira.


Para crianças e adultos, são terapêuticos - o cuidado com um jardim é também um cuidado com quem cuida, em momentos de silêncio, de contemplação e de olhar para dentro.Ou de um pouco de farra e diversão na hora de regar!


Impossível não encontrar a alegria num jardim, não acham?


Leia mais:


E para homenagear os pequenos e os grandes jardins a seleção de hoje é toda em torno desse tema. Vamos lá?



Gildo e os amigos no jardim

De Silvana Rando, Brinque-Book


Este livro de banho mostra a turminha do Gildo regando, brincando e fazendo pique-nique no jardim! Um sucesso para todos os leitores que adoram o elefantinho mais famoso do Brasil e as ilustrações lindas da Silvana Rando.

 

Tem um zoológico no meu jardim

De Mirna Pinsky, Formato Editorial


O jardim deste menino, todo contado em versos, é tão grande aos olhos dele que mais parece um zoológico! E tem muito bicho lá mesmo: minhoca, abelha, aranha, passarinho, além de um monte de árvores de fruta.

 

Manu e Mila

De André Neves, Brinque-Book


Estes dois amigos têm personalidades e maneiras de ver o mundo bem diferentes: Mila vê a beleza e as possibilidades das coisas pequenas, enquanto Manu é um pouco mais receoso e acredita que a alegria, por exemplo, está nas coisas grandes da vida. Mais um livro lindo do vencedor do Jabuti André Neves, que já esteve no Colégio e de quem já falamos aqui.

 

O jardim curioso

De Peter Brown, Martins Fontes


Jorge é um menino que adora brincar fora de casa, mesmo vivendo em uma cidade grande onde quase não havia árvores. Um dia, ele encontra uma escada que dava acesso a uma linha de ferro abandonada e resolve explorá-la. É ali que ele começa a plantar um inusitado jardim, que logo toma conta do caminho abandonado do trem e enche de vida e verde uma parte daquela cidade grande. Lindo e baseado na experiência do High Line Park, em Nova York.

 

Tem um tigre no jardim

De Lizzy Stewart, Salamandra


A avó de Nora diz a ela que há um tigre no jardim, mas a menina não apenas ignora como acha que a história é um grande absurdo! Afinal, é impossível manter um tigre num jardim, certo? A princípio, pode parecer que sim, mas tanto a menina quanto os leitores podem ter uma surpresa muito boa com este livro lindo e divertido.

 

Júbilo

De Andrea Pizarro Clemo, Amelí


Este é outro livro que trata das possibilidades de encontrar alegria num jardim: quando o jardineiro juvenal tem que se aposentar, ele se sente muito infeliz. Mas, inesperadamente, aparecem novas sementes que permitem uma renovação em sua vida.

 

O jardim secreto


A pequena Mary vai viver com um tio misterioso na Inglaterra depois da morte de seus pais e, no casarão, descobre um jardim escondido. Um romance da era de ouro da literatura infantojuvenil que fala sobre a amizade de três crianças e sobre as transformações das pessoas por meio do contato com a natureza. O filme está disponível no Netflix!


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page