top of page
  • Paula Lima

Vamos falar (e ler!) sobre o que comemos?

Atualizado: 3 de abr. de 2020

Uma boa alimentação é o primeiro passo para que nosso sistema imunológico esteja preparado para combater eventuais doenças: neste momento de incerteza, é algo relativamente simples sobre o qual podemos ter algum controle.


Começa por diminuir os alimentos ultraprocessados e comer mais verduras, legumes, grãos, frutas, além de tomar muita água. Descascar mais e desembalar menos. Tentar comprar alimentos orgânicos também ajuda a manter a família longe dos agrotóxicos e, planejando direito, não é tão mais caro assim. Em Sorocaba, existem vários serviços de entrega de produtos orgânicos, já conhecem? Hortifrútis e mercados da cidade também fazem entrega em domicílio. A gente evita ao máximo sair de casa e ajuda a economia local.


Mas comida não se limita a nutrientes e matar a fome, certo? Tem muito amor em cozinhar para alguém, além de ser uma opção para envolver a família nestes tempos de quarentena, em que está difícil não ir para a cozinha. Que tal chamar a criançada para ajudar? O jornal O Globo listou algumas páginas de culinária e receitas que estão com conteúdos muito bacanas para este momento, deem uma olhada.


Outra sugestão do Blog é turbinar a imunidade e o bem-estar da família com tempo de qualidade juntos, lendo um bom livro, fortalecendo vínculos e compartilhando afeto - talvez com um bolo caseiro ou uma fruta picadinha! As dicas de hoje, além de histórias legais contadas de jeitos caprichados, têm tudo a ver com comidas gostosas.


Venham, se cuidem e contem pra gente como estão estes dias em casa. Vamos usar o Blog como uma plataforma para trocar experiências e manter contato nestes dias?

 

Sopa

Raquel Cané, Editora V&R


A memória afetiva da sopa de abóbora deliciosa e quentinha da vovó vem carregada de boas memórias de infância para a narradora deste livro lindo, que embarca o leitor em lembranças de um prato cheio de carinho feito por alguém que amamos. A relação da neta com a avó vem empratada com a memória afetuosa de uma receita familiar, que a narradora deseja passar adiante para sua própria filha. Com linguagem poética e ilustrações em tons de laranja da própria autora, só falta sentir o cheiro da sopa quentinha esperando para ser saboreada.


 

O fantástico arroz de Filomena

De Maurilo Andreas e Sophia Comelli, Aletria


Este é outro livro sobre o valor afetivo da comida. Filomena vivia em uma cabana no meio de uma floresta perto de um vilarejo e fazia um arroz maravilhoso: sua casa vivia cheia de animais amigos que apreciavam sua comida. Os animais, porém, eram suas únicas companhias porque as pessoas do vilarejo não se aproximavam de Filomena por causa de sua aparência. Até que um caçador descobre um cheiro delicioso e tentador vindo daquela cabana na floresta... ele se torna um dos convidados que sempre frequentavam as refeições de Filomena e as coisas começam a mudar para ela e para as pessoas do vilarejo.


 

Café da manhã

De Micaela Chirif e Gabriel Alayza, Editora SM


Este livro ilustrado é outro que aborda a mediação da comida na relação entre avós e netos: enquanto faz o suco de laranja, frita os ovos, esquenta o leite e arruma a mesa do café da manhã em sua casa em frente ao mar, esta avó se diverte e recebe visitas inusitadas, tipo uma sereia, um polvo, um mergulhador. Seria tudo coisa da cabeça dela? A única certeza que temos é que uma refeição preparada com diversão e amor fica muito mais gostosa!

 

João esperto leva o presente certo

De Candace Fleming, Editora Farol Literário


João foi convidado para a festa de 10 anos da princesa, mas não tinha dinheiro para comprar presente. Então, decide fazer um bolo, com morangos que ele mesmo colheu. O menino põe as velinhas e, muito satisfeito, adentra a floresta a caminho do castelo. Porém, incidentes e reviravoltas o esperam nessa jornada, e João chega à festa quase de mãos vazias. Na hora de cumprimentar a princesa, o pequeno herói conta toda a sua aventura até ali para explicar porque estava sem presente. Mas não é que uma boa história pode ser tão saborosa quanto um bolo - além do melhor presente que podemos dar para alguém?

 
253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page