top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Outras formas de aproveitar o livro

Um livro pode gerar muitos produtos depois que finalizamos a leitura: bate-papos, clubes de livro, conteúdo para a internet...Seja em vídeo, texto ou até áudio, temos uma variedade muito ampla de produtores de conteúdo focados em literatura, com blogs, páginas e canais que exploram resenhas e conteúdos literários, além dos podcasts. Enfim, a lista é infinita. Hoje, iremos apresentar uma das várias opções que podem surgir a partir da leitura de um bom livro: um caderno literário. Um produto mais introspectivo, para aqueles que gostam de escrever (à mão) e que preferem o caderno e a caneta como ‘ouvintes’ de uma boa história.


Um caderno de leituras ou diário de leituras pode ser uma ótima ferramenta para organização de leitores assíduos, mas também para exercitar a escrita, o pensamento lógico, considerações sobre o livro lido e é uma forma da história continuar, mesmo depois do livro ser fechado e voltar para a estante.

Alguns produtores de conteúdo na internet estão se especializando nestes nichos, que são voltados para o público consumidor de conteúdo literário, mas também para aqueles que gostam da boa e velha papelaria. E existem diversas maneiras de produzir um caderno de leituras. Particularmente, eu gosto da possibilidade de organizar o que estou lendo.

Diversos aplicativos e ferramentas digitais já estão disponíveis para isso e já listamos eles aqui, aqui e aqui no blog, mas eu prefiro caneta e papel, porque também é uma maneira de eu não perder o hábito da escrita à mão, tão escasso nos dias de hoje.

Para começar um caderno de leituras você pode encontrar a ferramenta que mais funciona para você: um caderninho pautado, uma boa caneta e algumas notas autoadesivas. Ou se você prefere o digital, um computador ou tablet com bloco de notas ou um editor de texto também é uma ótima opção.

Você pode organizar o caderno da seguinte maneira:

  • Lista de livros que você quer ler ou a sua “TBR” (to be read):


Essa categoria é uma das mais controversas, porque tende a ser a maior lista dos leitores dedicados: nunca diminui! E sempre há a possibilidade de aumentar drasticamente. Por isso, a minha sugestão é: se está usando um caderno físico, reserve uma boa quantidade de páginas para manter essa lista atualizada. Você pode definir uma cor de marca-texto para destacar os livros conforme for realizando a leitura e dependendo do tamanho do caderno, poderá deixar um espacinho para anotar a data da leitura.

Para facilitar a organização, uma sugestão é dividir os livros que você quer ler em duas ou mais categorias. Eu fiz da seguinte forma: primeiro listei todos os livros que eu quero ler que são minhas aquisições e estão na minha estante. Deixei algumas páginas e depois comecei uma lista de livros que quero ler e são e-books. Você pode criar novas categorias, como “livros emprestados” ou “de bibliotecas que quero ler". Também pode separá-los por autores ou gêneros, como livros infantis ou toda a coleção de livros de um determinado autor. Isso pode ajudar também aos que gostam de ler livros de sagas e a ter um controle maior sobre as leituras já realizadas.

  • Listas temáticas:

Rory Gilmore, interpretada por Alexis Bledel na série Gilmore Girls (2000-2007) é uma devoradora de livros.


Como citei anteriormente, listas temáticas podem ser ótimas formas de organizar suas leituras. Você pode soltar a criatividade nestas listas e ir das mais tradicionais até as mais elaboradas. Aqui vão algumas sugestões:

  • Um livro para cada letra do alfabeto

  • Um livro por mês

  • Livros escritos por mulheres

  • 100 livros brasileiros para ler em um ano

  • 30 livros para se ler antes dos 30

Existem alguns desafios de leitura que são divulgados na internet e podem ser inspirações para os leitores se desafiarem a ler mais. Há alguns bem genéricos como 23 livros para o ano de 2023 (inclusive, dá para usar o aplicativo Goodreads para isso), mas outros mais específicos como “Desafio Literário de Rory Gilmore”. Rory, junto de sua mãe Lorelai, é a personagem principal da série Gilmore Girls e é uma devoradora de livros. Os fãs listaram todos os livros citados e mostrados na série e se aventuram tentando finalizá-la.

  • Metas de leitura


As metas de leitura podem variar de pessoa para pessoa e também podem ser baseadas em listas e desafios literários. Eu gosto de me propor a leitura de 1 livro por mês ao longo do ano, mas você também pode aproveitar essa meta para dar uma chance para os livros que sempre ficam esquecidos no fundo da sua estante. Estabeleça a meta de ler um livro de um gênero diferente, que você não está acostumado a ler. Pode ser surpreendente!

  • Lista de livros lidos no ano


Bom, quem é leitor sabe bem que a gente se organiza e planeja para dar conta da pilha de livros pendentes, mas nem sempre estas leituras acontecem e você com certeza leu ou lerá algum livro que não estava naquela lista. Por isso, eu gosto de deixar uma porção de páginas para os livros que li ao longo do ano. Você pode encontrar maneiras de classificar a leitura, dando nota ou estrelas de avaliação.

  • Resenhas e anotações


Para aqueles que gostam de escrever, é possível deixar as porções finais de páginas do caderno para escrever suas observações, citações e ficha técnica do livro. Caso não seja a sua preferência, estas páginas podem ficar em branco e serem utilizadas ano após ano. Como um caderno físico permite isso, as anotações se mantêm ali e você pode consultá-las sempre que quiser.

Veja algumas ideias para se inspirar na hora de construir seu caderno:


Aproveite para decorar seu caderno! Washi tapes, adesivos, canetas e marcadores coloridos são ótimas ferramentas para deixar o seu caderno com a sua cara. Você pode imprimir pequenas capas de livros e colar antes de preencher as resenhas e observações, para deixar o caderno ainda mais ilustrado e organizado. E se você gosta de anotar ao longo da leitura, algumas “flags” adesivas podem organizar os destaques do livro por cores e deixar ainda mais fácil de anotar os registros depois. Veja os exemplos:


Veja também alguns produtores de conteúdo literário que falam sobre organização e cadernos de leitura.

79 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page