top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Aplicativos e plataformas para organizar leituras



Eu não sei vocês, mas uma das coisas que eu mais gosto é de ver quantos livros eu li no fim do ano e quais livros quero ler no ano seguinte; normalmente a minha pilha de livros para serem lidos, só cresce a cada mês, mas para conseguir dar conta de todos esses livros novos que quero ler, acabo utilizando alguns aplicativos e plataformas para organizar as leituras. Por isso, hoje vou compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência com esses recursos e quem sabe vocês não se interessam e começam a utilizá-los, também?

O meu favorito é o Skoob! Foi a primeira plataforma de livros que tive contato e sou apaixonada por ela, pois é muito intuitiva, tem um visual bem ‘clean’ e é fácil de usar. Além disso, ela é uma rede social e permite que os usuários conversem sobre literatura e troquem livros entre si, não é legal? Eu já troquei livros com pessoas do Brasil inteiro e acho que essa função é uma ótima forma de manter nossas estantes em movimento, além de economizar uns trocadinhos para investirmos naquele livro que queremos colecionar.



O Skoob também tem aplicativos para IOS e Android, o que ajuda ainda mais na hora de marcar os livros que você acabou de ler; também é possível marcarmos o que queremos ler, os livros abandonados, os desejados e aqueles que temos em casa. E se você é aquela pessoa que curte metas, então esse é o recurso certo para você. No Skoob você pode selecionar uma meta anual de livros e eles ficarão expostos na sua página principa e no site, você pode participar de sorteios exclusivos de editoras parceiras e ler em primeira mão os lançamentos! Aqui tem um tutorial, feito pelo Techtudo, bem completinho de como usar o aplicativo do Skoob.



Outra plataforma, que também está disponível para IOS ou Android, é o Goodreads. Ela tem quase os mesmos recursos do Skoob, exceto a troca de livros. Ele é uma plataforma estrangeira e está em Inglês (contudo, é possível marcar os livros lidos em Português), o que pode dificultar o acesso para algumas pessoas que não possuem familiaridade com o idioma, mas calma, nem tudo está perdido! O site é bem intuitivo e possui uma facilidade de uso que pode ajudar no aprendizado da língua. No Goodreads você pode buscar títulos a partir de categorias específicas, navegar através de listas de livros premiados ou não, e encontrar tópicos de discussões de amigos da rede. Também é possível criar estantes personalizadas e, assim, você organiza as suas leituras do jeitinho que você quer. No blog, Cafeína Literária, você encontra um tutorial mega organizado com todas as informações necessárias para utilizar a plataforma.


Agora, falando de aplicativos de leitura exclusivos para o celular, meu xodó é o Cabeceira! Ele é meu aplicativo favorito, pois tem uma calculadora literária e este recurso ajuda muito na hora de calcular a minha meta de leitura.

Funciona assim, você ativa o temporizador da calculadora e lê algumas páginas do livro escolhido, quando finalizar a leitura, finalize também o temporizador. Depois o aplicativo irá te perguntar em quanto tempo você quer finalizar o livro; ao final, ele te dará uma média de quantas horas por dia você precisa se dedicar à leitura para finalizar o livro dentro da sua meta. Não é ótimo?


Outra coisa que adoro, é que ele é interativo e conforme você vai avançando na leitura, você desbloqueia algumas medalhas! É uma ótima forma de incentivar o hábito de ler. Ah, e você não sabe o que ler? Fique tranquilo, o Cabeceira te ajuda nisso! Você responde a um pequeno questionário e ele te dá algumas opções de leitura, com base no seu gosto literário. O Cabeceira tem um layout bem legal e que não mostra anúncios ou recursos de interação com outros usuários e pode ser o aplicativo perfeito para as pessoas que não gostam de serem incomodadas durante a leitura.





E aí, gostaram?! Sou suspeita para falar, pois tenho todos ! Experimente estes recursos e nos conte, aqui nos comentários, o que você achou .




388 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page