top of page
  • Dayan Marchini

Metas de leitura para 2023: como organizá-las?

Atualizado: 8 de fev. de 2023

O ano começa mais uma vez e com ele voltam as aulas, o trabalho e toda a rotina que faz a vida girar. Muitas vezes, na correria, acabamos não encontrando uma brecha para ler e até mesmo, perdendo esse hábito tão importante. É por isso, que queremos deixar algumas dicas para que você consiga organizar sua leitura da maneira que melhor se encaixar no seu cotidiano, sem pressão e é claro, de forma prazerosa!



Um aplicativo muito interessante é o “Cabeceira”. Nele, você responde um questionário que te dá sugestões de livros com base no seu gosto literário. Você também pode estabelecer metas para suas leituras usando o temporizador. Basta ativá-lo quando começar a ler e desativá-lo quando parar e, então, o aplicativo irá te perguntar em quanto tempo você gostaria de finalizar aquela obra e de acordo com sua resposta, mostra uma média de horas por dia em que é preciso focar para atingir sua meta.



O “Cabeceira” também é bastante interativo e você pode desbloquear medalhas conforme avança na leitura, além de possuir um layout que não enche sua tela de anúncios. Incrível, né? E o melhor são as referências literárias a cada objetivo conquistado.



Outra plataforma bem legal é o Skoob. O site é uma rede social que permite a troca e divulgação de livros com usuários de todo o país. É possível organizar listas de desejos de acordo com obras que você gostaria de ler ou comprar e também marcar o que já foi lido. Veja, na imagem abaixo, como os livros ficam organizados nas "estantes" dos usuários. Pelo sistema "plus" é possível trocar com outras pessoas os livros desejados por pontos. Se quiser saber mais sobre esse sistema de trocas, veja nesta página todas as informações e políticas de troca do site.



A plataforma tem parcerias com editoras e realiza sorteios de cortesias dos lançamentos do mercado editorial. Basta acessar a página de sorteios e clicar em "participe"! O Skoob ainda disponibiliza aplicativo para Android e IOS, facilitando ainda mais as chances de participar de sorteios exclusivos e ler tudo em primeira mão. Qualquer dúvida sobre o site pode ser respondida acessando a página de "Perguntas Frequentes".



Outro jeito de organizar a leitura é administrando seu tempo. Você pode usar o “Pomodoro” que nada mais é do que um timer. Basta escolher um período de pausa entre uma tarefa e outra para se debruçar sobre algumas páginas. Assim, temos a garantia de não perder a hora, ao mesmo tempo em que ganhamos flexibilidade durante o dia. A técnica do "Pomodoro" consiste em focar em uma atividade durante 25 minutos e realizar uma pausa de cinco. Se você precisar, existem diversos aplicativos e extensões de navegador que soam um alerta ao término do período, ajudando ainda mais na hora de colocar esse método em prática. Esse recurso pode ser aplicado para várias tarefas, não apenas para a leitura literária. Ele é muito útil na hora de focar naquele estudo ou trabalho mais complexo.


Para aqueles que não dispensam o papel, é possível estruturar seu cronograma de leitura através de um planner ou lista de tarefas, em que durante o planejamento do seu dia, semana ou mês, você pode acrescentar os livros que deseja ler e estabelecer um número de páginas a serem lidas diariamente. Essa é uma ótima técnica para quem costuma procrastinar, pois estimula o seu cérebro a fazer aquilo que se comprometeu juntamente com as outras atividades pré-estabelecidas.



Com essas dicas não tem mais desculpa para adiar ou perder mais um ano sem leitura, não é mesmo?Escolha seu método preferido e viaje no mundo dos livros!



341 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page