Nada como uma boa organização para facilitar a correria do dia, não é? Mesmo que simples, mudar a disposição dos objetos ou criar um cronograma, já pode contribuir bastante para uma rotina mais tranquila e assim, nossa mente consegue focar melhor nos objetivos desejados. Trouxemos hoje, três ideias para organizar seus livros, principalmente aqueles que ficam espalhados e acabam esquecidos na leitura.
Antes de começar, uma dica importante é avaliar os livros que você tem: quais ainda há interesse em ler, quais estão em bom e mau estado e, ainda, quais podem ser doados ou trocados em sebos e bibliotecas. Aí, então, podemos começar a organização! Fique atento às ações de troca de bibliotecas da sua comunidade: são ótimas opções para trocar os exemplares que você não quer mais na sua coleção. Alguns sebos também realizam a troca de livros ou até mesmo compram os títulos que você não quer mais. Aqui em Sorocaba, o Sebo “Livraria Econômica”, localizado no centro da cidade, é uma referência no assunto e há uma infinidade de outros títulos para você escolher, na hora de trocar os livros.
1- Por gênero ou assunto ou por autores
Uma das maneiras mais simples, desta forma você consegue facilidade para escolher uma próxima leitura e ainda ganha tempo, sem precisar ficar procurando por um título específico no meio de tantos outros. Basta separar entre: Poesia, Terror, Romance, Aventura, Autoajuda, História, Conhecimentos Gerais etc.
Separando seus exemplares por autor você consegue agrupar os títulos de um mesmo escritor e localizar, com facilidade no futuro, outros livros escritos pela mesma pessoa.
A organização por gênero/assunto e autores é o princípio básico das organizações em bibliotecas! Você sabia? Primeiro, definimos o assunto do livro e depois, organizamos pelo sobrenome do autor. Dessa forma, se um autor costuma escrever sobre um mesmo assunto, literatura infantil por exemplo, encontramos todos os títulos em um mesmo local!
2- Lidos e não lidos
Além de contribuir para uma lista de leitura, separar os livros entre lidos e não lidos, facilita para um aspecto visual mais "limpo" na sua estante. Você pode colocar os que ainda estão aguardando a leitura em uma posição de mais fácil acesso, como na altura dos olhos; assim é possível lembrar que eles esperam por você.
Também é uma maneira bastante visual de verificar o quanto você leu em um período de tempo! Nada mais satisfatório do que ver a pilha de “lidos” crescendo, né?
3- Por ordem alfabética
Usa seus livros com certa frequência? Então, talvez, esta dica seja a mais fácil para você. Distribuir as obras em ordem alfabética, seja pelo título ou nome do autor, é uma maneira prática de revisitar aquele exemplar que, vez ou outra, está sendo consultado. Aqui na biblioteca, também levamos a ordem alfabética em consideração, na hora de organizar nossos livros.
Vale lembrar, que não adianta apenas organizar, é preciso conservar a vida útil desses materiais. Então, anota aí mais essas dicas:
Use nichos ou estantes que suportem o peso da quantidade de livros colocados ali.
Escolha um local arejado, assim você evita mofo, excesso de poeira e outros danos às obras.
Não deixe os livros expostos à luz solar. Assim você evita o envelhecimento precoce do papel.
Não incline ou faça grandes pilhas. Os livros podem deformar e até rasgar.
Caso tenha uma grande quantidade de títulos, opte por um aparador de livros. Além de trazer sofisticação, você evita quedas.
Mantenha sua estante, nicho ou suporte sempre higienizado. Caso use pano úmido para limpeza, certifique-se de que o local está totalmente seco antes de posicionar os livros de volta.
E lembre-se de não usar produtos químicos e abrasivos para limpar a poeira dos livros. Abra-os, folheie-os e deixe-os arejados. Isso já é mais do que suficiente para remover a poeira entre as páginas.
Agora, é só escolher qual método de organização combina mais com você e mãos à obra!
Dica bônus: organização por cores ou coleções.
A internet tem popularizado o compartilhamento de dicas sobre cuidados e organização de livros e, recentemente, muitos blogueiros e entusiastas do assunto mostraram suas estantes organizadas por cores! Essa é uma maneira bastante atrativa que pode ser uma excelente escolha para aqueles que desejam esbanjar a coleção de livros. Aposte no degradê dos tons e faça sua própria paleta de cores literária.
Caso você seja fã de coleções, deixar os títulos agrupados pode ser uma maneira de destacá-las. Algumas edições mais recentes, quando organizadas em sequência, formam imagens dignas de um museu!
Parabéns pelo artigo! Achei muito interessante e útil as dicas! Vamos adotá-las em casa!