• Gabriela Traversim

Histórias do nosso Brasil: O folclore!


Ilustração de Berje para o livro "Abecedário de personagens do folclore brasileiro" de Januária Cristina Alves. Edições SESC e FTD.



Do Oiapoque ao Chuí, não há criança que não tenha ouvido falar sobre as maravilhas do folclore brasileiro. Saci-pererê, Bicho-papão, Boitatá, Boto-cor-de-rosa, Curupira, Iara, Lobisomem… Esses são os mais conhecidos, mas engana-se quem pensa que apenas eles compõem o nosso folclore. As lendas que permeiam a história do nosso país são baseadas em diversas crendices, herdeiras de outras culturas que formaram a nossa nação. Indígenas, africanos e europeus foram os primeiros a consolidar as lendas folclóricas que temos conhecimento, mas ao longo dos anos e com a miscigenação cultural, outras lendas foram se fundindo e se transformando, dando origem a personagens tão peculiares quanto as citadas anteriormente.


A maior parte das lendas do folclore brasileiro foi passada de geração a geração através da tradição oral, através de contações e rodas de história em que os mais velhos tinham o hábito de contar aos menores. Isso ficou enraizado em nossa cultura e, hoje, contamos histórias a todo momento, seja para entreter, seja para ensinar.


Bom, aqui em Sorocaba, não é diferente. A tradição paulista consolidou diversas lendas e histórias no cenário sorocabano que amedrontam alguns e encantam outros… Mas hoje, vamos falar um pouco sobre alguns livros que temos na Biblioteca do Colégio, que abordam estas histórias e que podem ser escolhas muito interessantes para sua próxima leitura, afinal, no dia 22, comemoramos o dia do Folclore!


E por que não começarmos com um livro que fala sobre a lenda do Uirapuru? Afinal, o nome da nossa escola vem de uma lenda indígena baseada no famoso, e raro, pássaro Uirapuru. Vocês podem acessar aqui e ler outra publicação do blog que fala mais sobre o pássaro e a lenda. Abaixo, selecionei alguns títulos do nosso acervo que falam dessa bela história:

  1. O canto do uirapuru, Marcelo Cipis. Editora Lafonte;

  2. A lenda do Uirapuru, história recontada por Crika e ilustrações de Weberson Santiago. Coleção Folha Folclore Brasileiro;

  3. O Uirapuru e outros animais incríveis do folclore brasileiro, Januária Cristina Alves. Editora FTD.


Para os mais curiosos, nós temos o livro “Abecedário de personagens do Folclore brasileiro e suas histórias maravilhosas”, organizado pela Januária Cristina Alves. A autora fez uma grandiosa pesquisa sobre os personagens que compõem o nosso folclore e eles estão organizadinhos em ordem alfabética! É uma delícia de ler e, vou confessar, tem cada personagem esquisito (e engraçado)! Vale muito a pena emprestar esse livro; as ilustrações ficam por conta de Berje ou Cezar Berger, para os íntimos. Também temos um livro que organiza os mitos e lendas do nosso brasilzão: “Mitos e Lendas brasileiros - em prosa e verso” recontados por Valdeck de Garanhuns.


Abecedário de personagens do folclore brasileiro, Januária Cristina Alves. Ilustrações de Berje. Edições SESC e FTD.

Mitos e Lendas brasileiros: em prosa e verso, recontados por Valdeck de Garanhuns. Editora Moderna.



Agora, se você é atrevido e curte um suspense, não pode deixar de ler “Quem matou o saci”, do Alexandre de Castro Gomes. Esse livro é de arrepiar! Já a Gabriela Romeu, organizou o livro “Quem tem medo de curupira?”, da coleção Fora de Cena. Este livro apresenta a peça do Zeca Baleiro, que estreou em 2010, no Teatro Sesi, em São Paulo. Quem dirigiu essa peça, foi a Débora Dubois e o elenco era formado por: Daniel Infantini, Danilo Grangheia, Flávio Rodrigues, José Renato Mandaio, Lavínia Lorenzon, Maurício Damasceno e Thais Pimpão, ufa! Quanta gente…



Quem matou o saci? Alexandre de Castro Gomes e ilustrações de Cris Alhadeff. Editora Escarlate.

Quem tem medo de curupira? de Zeca Baleiro. Ilustrações de Raul Aguiar e organização Gabriela Romeu, Companhia das Letrinhas.



Para os pequeninos, temos muitas opções de recontos de lendas. “Contos de Sacisas”, do José Roberto Torero, fez um sucesso enorme com os alunos do primeiro ano e você pode conferir mais aqui. O sr. Monteiro Lobato também é craque em recontar as lendas folclóricas em seus livros; vocês podem conferir alguns personagens no livro “O Saci” e, vamos combinar, a Cuca bem que parece que saiu de uma lenda, não é mesmo?


O saci, Monteiro Lobato. Organização: Marisa Lajolo, Ilustrações: Lole. Companhia das Letrinhas.


Divirtam-se lendo estas e outras histórias da nossa cultura! E não se esqueçam, valorizem o livro! Ele é um objeto preciosíssimo pois guarda histórias e conhecimentos que merecem ser compartilhados! #Defendaolivro.