top of page
  • Paula Lima

No mês do folclore, vamos falar do uirapuru?

Atualizado: 25 de out. de 2019


O passarinho uirapuru, gente, símbolo e nome do colégio ;)

Pois é, neste mês, não tinha como a gente não falar de uma lenda brasileira tão importante aqui pra nós, né? Bom, vamos a ele: o pássaro da Amazônia famoso pelo canto, que é considerado um dos mais lindos, raros e elaborados da floresta!

A primeira coisa importante sobre ele é a seguinte: o uirapuru canta aproximadamente quinze dias por ano apenas, no amanhecer e no anoitecer, por isso é bem difícil presenciar esse momento, mas há registros disponíveis - aqui dá pra ouvir um pouquinho:


Muito lindo e diferente mesmo, né? ;)

Existem várias narrativas orais (transmitidas verbalmente, de geração em geração), de diferentes povos indígenas, sobre esse passarinho tão especial, e todas elas envolvem seu canto. O livro O uirapuru, da coleção Personagens do folclore brasileiro, lançamento da editora FTD que foi escrita pela jornalista e pesquisadora Januária C. Alves, reúne algumas dessas narrativas. Uma delas é a história em que Guaracy, o deus criador de todas as coisas, cria um pássaro para guiar e proteger todas as outras aves.


Esse passarinho recebeu de Guaracy o nome de Uirapuru e o canto mais lindo da Terra: toda vez que ele gorjeava, os outros pássaros se reuniam em volta dele para ouvi-lo. Diz essa lenda que o uirapuru traz muito boa sorte, por isso o passarinho é considerado um amuleto e também é ameaçado pela caça :(

A autora narra ainda outras lendas sobre o uirapuru – que significa “pássaro que não é pássaro”, em tupi-guarani – e conta que Heitor Villa-Lobos, um dos principais compositores brasileiros, criou um poema sinfônico chamado “Uirapuru”, inspirado no nosso passarinho símbolo! O legal é que um canto que é lenda do nosso folclore, que vem da nossa cultura mais popular, foi interpretado por um compositor de música clássica (aconteceu muito com outros contos da tradição oral e, neste caso do Villa-Lobos, tinha a ver com um momento de valorização da cultura brasileira, promovido por um movimento artístico que ficou conhecido como Modernismo). Mas vamos ouvir a música! Olha aí que lindo:


Não deixem de passar na biblioteca e emprestar o livro, que traz também as histórias do bumba meu boi e da teiniaguá. Tem ainda os outros livros dessa coleção sobre personagens fantásticos do nosso folclore, como O saci-pererê e O curupira.

Por hoje é só, pessoal! Espero que aproveitem a leitura e contem pra gente o que acharam nos comentários aí embaixo ;)

Livro: O uirapuru

Autora: Januária C. Alves

Ilustrador: Berje

Editora: FTD

Ano: 2017

460 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page