No dia 15 de agosto, Sorocaba completa 370 anos de história, cultura e evolução. Para marcar essa data especial, o Blog do Uirapuru dedica um espaço para celebrar a rica tradição literária da nossa cidade. Sorocaba, conhecida por seu vibrante cenário histórico e cultural, também é berço de talentos literários que enriqueceram e continuam a enriquecer o panorama da literatura nacional, sobretudo a infantil. Neste post, vamos destacar autoras sorocabanas que, com suas palavras e obras, ajudaram a construir o repertório leitor de crianças e adolescentes da cidade.
Jussara Person e Soraia Uno
Essa dupla de amigas, colegas de profissão e parceiras de literatura, escreveram uma série de livros que têm animais como protagonistas: Clotilde (2020), Honório (2021), Judite (2022) e Tobias (2024) foram todos publicados pela editora Aletria.
Monisa Maciel
Professora e contadora de histórias, Monisa Maciel também é uma entusiasta do livro para a infância e tem se dedicado a este tema, em sua pesquisa no mestrado. Ela tem dois livros publicados pela editora Carochinha: “Alô” saiu em 2020 e Quintal, que foi lançado no primeiro semestre deste ano Ela também tem o livro “Era uma vez três”, publicado em 2022 pela editora Tigrito e “Você tem medo do quê?”, publicado em 2023 pela editora Nanabooks.
Thais Laham Morello
Thais é psicóloga clínica e apaixonada por literatura. Seus livros são voltados para os pequenos leitores e o mais conhecido é o Atum, personagem inspirado em seu gatinho de estimação. Thais lançou recentemente o livro "Alfredo do 33 e seu gato xadrez", título que conferimos na íntegra no dia do lançamento na livraria Nobel. Outro título da autora que é bastante conhecido aqui no Colégio Uirapuru é o “Búfalo que só queria ficar abraçado”. Este título fez parte do projeto pedagógico das crianças do Infantil 2, no ano de 2019 a 2021.
Rita Taraborelli
Rita, além de escrever e ilustrar livros para crianças, escreve e ilustra para adultos e amantes da culinária. Ela estudou gastronomia e se tornou chef vegetariana. Concilia os pincéis e as colheres, junto de panelas e paletas de tinta.
Ela ilustrou o CA-TA-RI-NA, escrito pela Thais Morello! Outros títulos infantis da autora são: “Flora na Cozinha” e “Dona Nenê e o sumiço do brinco”. Os de culinária exaltam a cozinha brasileira, sobretudo a vegetariana.
Conheça os livros da autora:
Flora Comestível do Brasil (ed. da autora, 2022)
Jardim Comestível - cozinha mediterrânea à brasileira (ed. da autora, 2020)
Paz, amor e granola (ed. da autora, 2017)
Amaranto, quinoa e chia (Publifolha, 2016)
Comidinhas vegetarianas (Publifolha, 2012)
Colaboração com outros autores:
Coleção Sabores dos Biomas em colaboração com Mônica Passarinho (Elefante letrado, 2021)
Coleção fábulas (Elefante letrado, 2021)
Ca-ta-ri-na da autora Taís Laham (Carochinha, 2017)
Coleção Luli e Téo da autora Chris Dias (Elefante letrado, 2016)
Coleção Que figura! do autor Armando Antenore (SM, 2014).
Silvana Rando
Hoje, Silvana não é mais moradora da cidade de Sorocaba, mas nasceu e foi criada aqui. Suas histórias são marcos culturais da produção literária infantil da cidade e o livro “A pequena Lana” é uma celebração das amizades que construiu ao longo de sua vida.
Silvana é autora e ilustradora de suas obras, mas também já ilustrou livros de outros autores. Ganhou, em 2010, o prêmio Jabuti com o Gildo, o elefantinho medroso que hoje tem uma série só dele!
Série Gildo (2024) produzida pela Coala Filmes, sob direção de Thomas Larson e Cesar Cabral. Para saber mais, acesse: https://www.coalafilmes.com.br/ObraPortfolio.aspx?obra=gildo.
Luiza Ferreira
Luiza estudou aqui no Colégio Uirapuru e se formou no ano de 2019. Ela escreveu o seu primeiro livro “Sob a lua crescente” em 2022, na versão ebook do Kindle, e este ano o texto saiu das páginas digitais e se transformou em livro físico. Hoje, Luiza concilia sua escrita com a graduação em Direito e anunciou no Instagram uma sequência do seu primeiro livro.
Francine Ramos
Francine é professora, escritora, leitora, booktuber e já fez a mediação do Clube do Livro do Sesc Sorocaba. Atualmente, seu canal no youtube chegou a marca de 14,5 mil inscritos e os seguidores do Instagram estão na casa dos 8 mil. Francine mantém o blog, Livro & Café concomitantemente a suas produções em vídeo e à sala de aula. Seu primeiro livro, “Mosaico”, saiu em 2022, pela editora Penalux, mas também pode ser lido no Kindle Unlimited.
Aqui em Sorocaba há uma iniciativa iniciada por Carlos Carvalho Cavalheiro que desde de 2017 realiza a FLAUS - Feira do Livro e Autores Sorocabanos. Desde 2021, organizado e idealizado por Juliete Vasconcelos e Cintia Laud, há um Concurso Literário onde os munícipes da cidade e região podem enviar seus escritos e concorrer a uma premiação com seus textos autorais de narrativa curta, como contos, microconto, crônica, poema e/ou poesia. Apesar do prazo de envio dos textos já ter finalizado no dia 05 de agosto, você leitor, pode acompanhar a programação do evento pelos canais de comunicação oficial da feira e prestigiar tanto a premiação, quanto a feira, que acontecerá em dezembro deste ano. Acesse o site oficial e a página do facebook do evento.
Comentários