top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Juca Pincel e o Infantil 5 em: uma aventura nutricional!

Atualizado: 5 de jun.

Comer é tudo de bom, mas comer de forma saudável, equilibrada e colorida, é melhor ainda! E é exatamente isso que Juca Pincel e seu amigo Zeca Paletinha ensinam no segundo volume da série, "O mundo colorido de Juca Pincel", escrito pelo autor sorocabano Maurício Dell'osso.


As crianças do Infantil 5, que participam do Utiger, realizaram um projeto sobre os cuidados com o corpo e quando chegaram no assunto da alimentação balanceada, usaram o livro escrito pelo Maurício, na versão em inglês como material de estudo. A Ms. Aline, professora da série no Utiger, convidou o professor Maurício para conversar com as crianças e contar um pouco mais sobre o Juca Pincel, o Zeca Paletinha e a aventura dos dois: a alimentação saudável.

Em um papo bem intimista, na Biblioteca Infantil do Colégio Uirapuru, o autor Maurício Dell’osso conversou com as crianças sobre a importância de uma alimentação balanceada, além de suas experiências com a literatura infantil. Ele contou sobre a sua experiência como escritor de livros infantis, sobre as diferenças de vitaminas e minerais que cada alimento possui e como cada cor influencia nessas vitaminas: você sabia que a cor vermelha das frutas vermelhas é por que eles são ricos em licopeno? Essa substância protege o coração, já que ele é um antioxidante natural e é por conta dele que os alimentos possuem a coloração vermelha ou rosada.

Além de todas estas informações maravilhosas para a saúde e bem-estar, as crianças aprenderam os nomes desses alimentos em Inglês, junto da Ms. Aline. Perceberam semelhanças entre algumas, como Brócolis e Broccoli, ou Tomate e Tomato e também as diferenças entre o nome de outros alimentos, como Berinjela e Eggplant ou Pepino e Cucumber.

Inclusive, o Maurício contou uma coisa super interessante para as crianças: em Inglês, o pimentão é chamado de Bellpepper, porque ele tem um formato de sino (bell, em Inglês) e é da família das pimentas (pepper).


Maurício Dell’osso é professor universitário de cursos de pós-graduação na UNIP, campus Sorocaba, mas já deu aula em diversos cursos de graduação na UNISO. Hoje, ele dedica parte do seu tempo na escrita de livros infantis e uma coleção dos livros do Juca desponta no horizonte: publicados pela sua editora, ele tem os títulos “Juca Pincel e a Bruxinha Colorida” e o “Juca Pincel: Comendo Colorido”. A novidade fica por conta da reedição do segundo título em inglês, livro que serviu de base para o projeto sobre alimentação no Utiger/ Infantil 5.


O autor contou para os alunos e professores presentes que todas as informações nutricionais do livro foram cuidadosamente levantadas pela nutricionista Mariana Villas Boas. E eles reforçam: para se manter saudável, um prato colorido com no mínimo cinco cores diferentes de alimentos, é necessário


Por isso, na próxima refeição lembre-se que uma alimentação saudável se baseia em uma variedade de alimentos e cores, além de uma boa hidratação com água! Afinal, ela também contribui para o nosso bem estar, além de matar a nossa sede durante esse calor! E para aqueles que querem conhecer mais, há inclusive uma música feita especialmente para o Juca Pincel, que está disponível no canal do Youtube do personagem.


165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page