top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Dia do Bibliotecário!


Aqui no Brasil dia 12 de Março é comemorado o dia Nacional do bibliotecário e da bibliotecária. Esta data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre: escritor, bibliotecário e poeta.



Manuel [...] formou-se em Engenharia e em 1906 resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com a biblioteconomia. Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, onde serviu por mais de 20 anos. Biblioteca Prof. Antônio Martins Filho.



Manuel Bastos Tigre e Melvil Dewey foram dois bibliotecários importantíssimos para a ciência da informação, uma das áreas da qual a biblioteconomia faz parte. Para celebrar estes profissionais, que também são educadores dentro das bibliotecas em que atuam, indicarei alguns livros sobre bibliotecas que possuímos em nosso acervo e que tratam um pouco sobre essa profissão tão importante.


Eu amo bibliotecas, Iris Borges. Editora Callis.


Este livro pode apresentar uma simplicidade através de sua capa e tamanho: um livro pequeno, de capa dura e que se perde facilmente entre as estantes de livros, mas é um tesouro para os amantes de livros e de bibliotecas. As ilustrações são um show à parte: parecem colagens feitas a partir de páginas de livros e que se transformam nas personagens da história. É a percepção da biblioteca através dos olhos daqueles que a frequentam.


Bibliotecas do mundo, Daniela Chindler. Editora Casa da Palavra.


"Bibliotecas do Mundo" premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2013, na categoria Melhor Livro Informativo do Ano para Crianças. Escrito por Daniela Chindler e ilustrado por Mariana Massarani, Bruna Assis Brasil, Andrés Sandoval, Elma, Mario Bag, Juliana Bollini e Ciça Fittipaldi, este livrinho traz sete bibliotecas diferentes ao redor do mundo. Você conhece outras bibliotecas além da biblioteca da escola?


No lugar da leitura: biblioteca e formação, Luiz Percival Leme de Brito. Edições Brasil Literário.


Já este pequeno livro é o primeiro do Movimento Brasil Literário, organizado por Luiz Percival Leme de Brito. Já na apresentação do mesmo, a Elizabeth Serra apresenta suas considerações sobre Luiz Percival e diz “Percival é, para mim, um dos pesquisadores brasileiros que melhor refletem sobre a leitura, na escola, e na sociedade, ressaltando a importância da literatura para a vida de qualquer pessoa.” A proposta do livro é apresentar, através de quatro textos, a relação entre leitura e biblioteca. É um livro curto e teórico, mas que aproxima o leitor das práticas da leitura e das ações da biblioteca escolar para promovê-las.


A biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, Jostein Gaarder. Companhia das Letras.



Por último, mas não menos importante, o autor de “O Mundo de Sofia” nos apresenta a uma biblioteca mágica, neste romance escrito em 2003. Esta história gira em torno de uma biblioteca que armazena não só os livros escritos, mas aqueles que virão a ser escritos. Nils e Berit descobrem esta biblioteca após o fim das férias escolares, na Noruega, ao decidirem criar um diário e enviar um ao outro, ao longo do ano letivo. “Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura.”


Referências bibliográficas:




COMPANHIA DAS LETRAS. A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken. . Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11687




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page