top of page
  • Maysa Rocha

Poesia + Imagem + Criatividade

No blog de hoje falaremos de um autor muito conhecido pelos alunos aqui do Colégio Uirapuru: Sérgio Capparelli, autor de Tigres no Quintal, mas hoje o título escolhido é o Poesia Visual, livro adotado do colégio e explorado pelo 3° ano do Ensino Fundamental e que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). 


O livro "Poesia Visual", que reúne 28 poemas de Capparelli, juntamente com a designer Ana Cláudia Gruszynski, responsável pelo projeto gráfico e pela capa, apresenta uma obra singular. Neste livro, o poeta rompe com a estrutura tradicional dos versos, rimas, ritmo e exploração sonora. Em vez disso, ele foca na distribuição das palavras no espaço da página, utilizando recursos visuais e gráficos.

Essa fusão de linguagem e imagem resulta em uma comunicação que vai além do texto lido - é visual. O leitor encontra fumaça de palavras, flores de palavras, sapatos de palavras, roupas no varal, jóqueis, tabuleiros de palavras, peixes, borboletas (ou borboletras) de palavras. São imagens de palavras, palavras que formam imagens, criando uma experiência que desacomoda e convida o leitor a construir novos sentidos, seja pelo que lê vendo, seja pelo que vê lendo.




Quem é Ana Cláudia Gruszynski? 

Ana Cláudia Gruszynski nasceu em Porto Alegre em 1966. É design gráfica e professora do curso de comunicação da universidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de suas ilustrações em livros como Poesia Visual, 111 poemas para crianças e Pois é, poesia, ela é autora do livro Design gráfico: do invisível ao ilegível. Recebeu o Prêmio ilustrador-revelação pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil em 2001 e seu prêmio mais recente foi de ilustrador do ano no Prêmio Açorianos de Literatura (Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre) em 2002.


Para saber mais sobre Sérgio Capparelli e suas obras acesse os links abaixo: 

  • Neste vídeo Sérgio fala sobre suas obras na educação infantil e ainda lê um poema. Se você é educador, pode conferir as obras aprovadas no PNLD 2023, que conta com quatro livros do autor aprovados.

  • Aqui a professora Patrícia Rossi mostra o poema "Canção para ninar um gato com insônia", de Sérgio Capparelli, e faz breve explicação sobre poesia concreta.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page