• Giovanna Ghirardello

9 motivos para ficar contente


Sabemos da importância do isolamento social em vista da crise que vivemos atualmente. Manter-se em casa é um dos primeiros passos para evitar que a situação piore e, com certeza, a melhor forma que temos - no momento - para enfrentar esta fase. Para fortalecer os nossos alunos, o Colégio Uirapuru criou a hashtag #isoladosejuntos, mostrando que mantém seu compromisso social com a comunidade e tornando este momento tão delicado em uma oportunidade de união e aprendizagem.


Nós, aqui do Blog, temos o compromisso de incentivar toda a comunidade Uirapuru a manter os hábitos de leitura da melhor - e mais divertida - maneira, reforçando que acreditamos fortemente que os livros são ótimos aliados neste momento. Sendo assim, elaboramos este texto com 9 motivos para ficar contente e não abandonar o hábito leitor. Aprecie este post recheado de dicas para o pessoal do Fund. 2 e do Médio, compartilhe com os amigos e vamos - juntos - incentivar nosso movimento em busca da aprendizagem.


1) Universidade de São Paulo


Por meio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), encontram-se à disposição, para baixar, mais de três mil livros grátis. Neste acervo digital aberto estão livros raros, manuscritos e documentos históricos. Vale a pena conferir!




2) Editora Unesp

A Editora Unesp lançou a campanha Fique em casa e leia um bom livro - Juntos pelo livro e pela vida, na qual disponibilizou 100 títulos da editora com 50% de desconto. No site da Fundação também encontramos alguns cursos EAD voltados à formação e aperfeiçoamento dos profissionais do livro e demais interessados.


3) Biblioteca Nacional

A Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional (BNDigital) também disponibiliza gravuras, periódicos, manuscritos, fotografias e livros históricos raros para pesquisa e leitura online. É possível encontrar documentos em diversos idiomas, como francês, inglês e alemão.



4) Companhia das Letras

A editora liberou dez e-books gratuitos para download que podem ser encontrados aqui. Entre os livros há clássicos da literatura brasileira contemporânea, como Nada me faltará, de Lourenço Mutarelli, livros infantis, como Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, e até um grande clássico da literatura brasileira: Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Os arquivos estão disponíveis para download até o próximo dia 6 de abril. Para quem curte poesia, a editora liberou também cinco e-books de Carlos Drummond de Andrade, que podem ser acessados por aqui até 7 de abril.


Além disso, a Companhia das Letras também lançou em seu blog o projeto Diários de Isolamento, em que autores convidados escrevem sobre sua experiência neste momento delicado. As publicações trazem reflexões de Elvira Lobato, Jessé Andarilho, Luisa Geisler, Alejandro Chacoff, Eliana Sousa Silva, entre outros.


Para finalizar, a Companhia também conta com a Rádio Companhia das Letras, onde podemos encontrar entrevistas com grandes autores, audiobooks, indicações de leitura, bate-papo com críticos literários e muito mais. O audiobook mais recente lançado foi Cem dias entre céu e mar, de Amyr Klink. A obra é um relato do escritor sobre sua travessia do Oceano Atlântico a bordo de um barco a remo. Que tal embarcar nesta viagem e cruzar o Oceano - mais de 6.500km - sem sair de casa?


5) LeYa

A Editora LeYa tem uma proposta um pouco diferente das demais: a cada 48 horas é liberado para download gratuito um e-book, que fica disponível apenas por esse período e, então, outro livro é lançado, não sendo possível voltar a acessar o anterior. Assim, fiquem ligados no site e nas redes sociais da editora para as atualizações. O último e-book disponibilizado é O menino que sobreviveu, de Rhiannon Navin. É um romance narrado por um menino de seis anos que nos ajuda a entender a importância de cuidar de nós mesmos, das pessoas à nossa volta e da nossa comunidade. Perfeito para este momento, né?


6) L&PM

Já a L&PM libera para download gratuito um e-book diferente todos os dias, desde 17 de março. Para baixar, basta entrar no catálogo de e-books da L&PM, procurar o título do dia e clicar em comprar. O download fica disponível por 24 horas. Para acompanhar os próximos lançamentos fiquem ligados nas redes sociais da editora.


7) Martin Claret

A Editora Martin Claret lançou, no dia 27 de março, uma programação com lives em seu Instagram, nas quais promoverá bate-papo com alguns autores. Nessa conversa é possível tirar dúvidas e realizar reflexões sobre literatura.


8) Rocco

A Rocco também está disponibilizando para download gratuito um e-book por dia, além de ter uma programação de lives no Instagram. Já participaram do bate-papo Fernando Rocha e Talita Rebouças. No site da editora é possível acessar o Podcast da Clarice, criado para comemorar o centenário da escritora e o relançamento da sua obra pela Rocco, com detalhes, curiosidades e discussões sobre as obras.



9) Turma da Mônica


A Turma da Mônica disponibilizou gratuitamente um pacote de gibis históricos com 188 HQs, que estarão disponíveis até 25 de abril. Para acessar, é só baixar o aplicativo Banca da Mônica na Google Play Store ou Apple Store.



Aproveitem estas dicas e nos contem o que acharam postando nas redes sociais! Não esqueçam de marcar @colegiouirapuruoficial com a hashtag #isoladosejuntos


“Quase sempre existe um motivo para ficar contente, é só procurar”

Eleanor H. Porter em Pollyana



#isoladosejuntos #leitura #literatura #leremcasa