top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Volta às aulas: livros para receber os pequenos em sala de aula

O ano de 2022 começou com uma luz de esperança despontando no horizonte e isso representa muita coisa boa! E nada melhor do que uma boa leitura para abrir as portas da imaginação e começarmos o ano com o pé direito, não é mesmo? Vamos mergulhar nas indicações desta semana e aproveitar para nos conhecer através dos livros.



Receber os alunos em sala de aula com uma boa história é uma ótima forma de criar um vínculo literário e afetivo com os recém-chegados na escola. Além de permitir novas aventuras aos pequenos, a literatura estreita os laços de amizade e aproxima crianças e adultos. Para começar o ano bem, preparamos uma lista de livros que abordam a escola como tema principal e que ajudam no desenvolvimento de laços afetivos duradouros para o ano letivo.



  • Escola de Chuva, James Rumford - Grupo Brinque-Book.

Este livro conta a história de Kelo, em seu primeiro dia de aula no Chade, um país Africano próximo à Nigéria Ao caminhar com seus colegas para a escola, muitas dúvidas surgem na mente dos estudantes. Ao chegar à escola, Kelo e seus colegas se assustam com a realidade. Junto de sua professora, eles terão que realizar a primeira tarefa: construir a escola.

Essa ansiedade acontece com todo mundo que tem expectativas sobre algo e como a escola é um momento muito importante na vida das crianças, é normal que este momento seja cheio de indagações para elas. Kelo e seus amigos vivenciam isso ao caminho da escola, mas não imaginavam que a experiência que eles viveriam na escola, seria tão transformadora.



  • O primeiro dia de Chu na escola, Neil Gaiman - Editora Rocco.

Falando no primeiro dia de aula, Chu está prestes a enfrentar o seu. Assim como Kelo, Chu está cheio de indagações e conversa com seus pais sobre como será a aceitação na escola. Para aqueles que não sabem, Chu é um filhote de panda que é muito alérgico e quando ele espirra, as coisas fogem do controle. Vocês conseguem imaginar como será o encontro do Chu com a poeira do giz da lousa? Pois então. O primeiro dia de Chu na escola conta a história deste pandinha que está cheio de vontade de fazer amigos, mas acaba se atrapalhando por conta dos seus espirros.



  • Por que eu vou para a escola? Oscar Brenifier - Panda Books.

Quem nunca se perguntou o motivo de nós irmos à escola levante a mão! Aposto que todos já se fizeram esta pergunta. É provável que isso nos passe pela cabeça quando acordamos cedo ou até mesmo quando estamos estudando para aquela prova difícil, mas ir à escola é divertido: aprendemos coisas que temos curiosidade e que são interessantes, trocamos ideias com amigos e professores. Desenvolvemos habilidades imprescindíveis para a vida em sociedade e também vivemos bons momentos com nossos amigos. Este livro faz parte da coleção “pequeno filósofo” e traz reflexões sobre a importância da escola para as crianças de uma forma ilustrada e bastante divertida. Felipe, o personagem principal do livro, “ao conversar com todos que encontra pelo caminho, desenvolve o pensamento lógico e filosófico para a compreensão de valores, de si mesmo e sobre ser e estar no mundo.”



  • O monstro das cores vai à escola. Anna Llenas - Aletria.

Chegou a vez do monstro das cores ir para a escola também! E como será a experiência dele? No primeiro livro, o Monstrinho aprendeu a lidar com seus sentimentos e a entendê-los também, claro. Afinal, os sentimentos fazem parte de quem nós somos. Mas e agora que ele irá para a escola? Como ele lidará com estes sentimentos? Neste livro, vamos acompanhar o primeiro de muitos dias de aprendizado deste monstro cheio de emoções.



  • Cadê a escola que estava aqui? César Cardoso - Editora Biruta.

E se um dia nós ficássemos sem escola? Já tivemos um pequeno vislumbre de como seria não frequentar a escola presencialmente, mas e se ela desaparecesse? O que seria de nós? Alunos, professores, coordenadores… Neste livro, que também está disponível na Árvore Livros, a escola desapareceu e o leitor precisa encontrá-la o quanto antes, mas para isso acontecer, será preciso vasculhar os versinhos escritos por César Cardoso. E aí, você aceita este desafio?


E então? Ansiosos para este ano? Embarque nas aventuras da escola como embarcamos numa leitura gostosa: de coração aberto e cheio de vontade de descobrir coisas novas.



495 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page