top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Uma viagem pelo mundo maravilhoso de Brian Selznick

Este trimestre, os alunos do 6º ano estão lendo o livro “As invenções de Hugo Cabret”, escrito por Brian Selznick. Este é um livro que mistura fantasia, arte e cinema e é encantador de diversas formas: seja pelo seu formato inusitado e distinto, seja pela sua história arrebatadora. 



Sobre o livro:

"As Invenções de Hugo Cabret" é um livro de Brian Selznick, publicado no Brasil em 2007.  É uma obra fascinante que combina elementos de romance, mistério e aventura de uma maneira única. Ambientado na Paris dos anos 1930, o livro narra a história de Hugo Cabret, um menino órfão que vive escondido em uma estação de trem e possui um talento especial para consertar dispositivos mecânicos. Sua vida tranquila muda quando ele descobre um mistério ligado a um autômato quebrado, levando-o a uma jornada emocionante em busca de respostas. Com uma narrativa visualmente deslumbrante e personagens cativantes, esta obra encanta leitores de todas as idades, convidando-os a mergulhar em um mundo cheio de magia e aventura.

O próprio autor do livro diz que este não é exatamente um romance, não é exatamente um livro ilustrado, não é realmente uma história em quadrinhos, ou um flip book ou um filme, mas uma combinação de todas essas coisas. Essa combinação de várias formas de arte dá uma singularidade especial à obra, característica que o fez ser escolhido para compor a seleta indicação de livros paradidáticos do 6º ano do Ensino Fundamental, aqui do Colégio. 



  • Sobre o filme: 

 O longa foi indicado 11 vezes ao Oscar, naquele ano e ganhou as cinco principais categorias técnicas: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte , Melhor Mixagem de Som , Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais .

Outro fato curioso é que o filme foi gravado no Museu D’Orsay, em Paris, residência do famoso relógio do filme. Hoje, o longa está disponível em diversas plataformas de streaming  para aluguel, como o Amazon Prime, Google Play e Apple TV. 



  • Hugo Cabret existiu? 

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência na história de Hugo Cabret. Embora a existência do personagem, que vivia escondido entre as paredes da estação Gare du Nord, na França, seja misteriosa, sua inspiração veio da vida de Georges Mélies, um dos principais nomes da primeira geração de cineastas. 


E assim como no ditado popular, nesta história, a vida imita a arte. Após o sucesso do filme "Viagem à Lua" (1902), um dos maiores clássicos de todos os tempos, e mais uma porção de obras que misturam fantasia e truques de ilusionismo, a trajetória de Mélies foi afetada por um plot twist digno de um filme de terror. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pôs fim a carreira do cineasta, que sem recursos para produzir seus filmes, abriu uma loja de brinquedos na Estação Montparnasse… Será que foi por lá que a história de Mélies se cruzou com a de Cabret?



  • Sobre o autor: 

Selznick é um famoso ilustrador norte-americano. Uma curiosidade super legal sobre o seu trabalho é que ele é o responsável pela ilustração de um outro personagem muito famoso na literatura infantojuvenil: Harry Potter. Ele é o artista por trás da edição comemorativa de 20 anos da saga, pela editora Scholastic



Brian ganhou uma medalha, a Caldecott Medal” em reconhecimento ao seu trabalho no livro “As invenções de Hugo Cabret”, no ano de 2008. Esse é um importante prêmio para os ilustradores de livros infantojuvenis. Ele também publicou outros livros para essa faixa etária, como “Sem fôlego” (2012) e “Os Marvels” (2016), ambos publicados aqui no Brasil pela editora SM.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page