top of page
  • Maysa Oliveira e Gabriela Traversim

Uma casa dentro do Uirapuru

Semana passada, nos dias 18, 19 e 20, aconteceu aqui no Colégio Uirapuru a nossa tradicional Feira do Livro, que ocorre anualmente no mês de Outubro. O objetivo maior dessa feira é disseminar literatura e permitir que a comunidade escolar tenha contato com novidades do mercado editorial, expandam seu acervo pessoal de livros e conheçam outros entusiastas da literatura. O texto de hoje tem um breve resumo de como foi a feira, o aproveitamento e as experiências propostas aos visitantes.


No dia 18 tivemos o início da feira e uma Casa se instalou dentro das dependências da escola. Uma casa? Sim! Uma Casa de Livros, a livraria especializada em literatura infantojuvenil, que está localizada na rua Capitão Otávio Machado, 259 - Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Conhecida pela sua cor amarela característica, com janelas azuis, a Casa de Livros é um lugar muito acolhedor e tem uma grande diversidade de livros voltados para os pequenos leitores! Uma das proprietárias, e que hoje toca o lugar, junto com sua irmã, Andréa Aranha, é uma ótima contadora de histórias e proporcionou momentos especiais para as crianças com sua leitura de livros cativantes.


No dia 18, tivemos também a visita da Rita Taraborelli, que é daqui de Sorocaba, e idealizou o projeto Jardim Comestível, um blog com foco em plantas e flores alimentícias não convencionais. Ela ilustra suas receitas, escreve sobre cozinha vegetariana, ilustra e escreve livros infantis e, de quebra, costura de vez em quando. Uma artista e tanto! Rita se formou em gastronomia e não deixou a cozinha de lado, muito pelo contrário. Apesar de não estar diariamente dentro de uma, a paixão pela culinária segue presente em suas obras.

Rita e alguns de seus livros!


E, para encerrar o primeiro dia de evento, com chave de ouro, tivemos uma contação de história com um dos livros escritos e ilustrados pela Rita: “Dona Nenê e o Sumiço do Brinco”. Quem narrou a história foi a Anny Chaparro, auxiliar de sala do Infantil 5 e aluna da Faculdade Wlasan! A Rita ainda nos contou um pouco da história, que foi contada por sua avó quando ela estava começando a escrever e ilustrar livros infantis. De fato, o brinco desapareceu, assim como na história e a avó dela precisou procurá-lo em meio a fazenda.

O livro escolhido para a contação, Rita e Anny durante a conversa com os espectadores.


Quinta-Feira, no dia 19 tivemos a companhia da Paula Marconi de Lima, que já trabalhou conosco na biblioteca, escreveu para o Blog Uirapuru e é ex-aluna do Colégio Uirapuru. Paula nasceu em Votorantim, morou em São Paulo por uns anos e agora voltou para a região. É jornalista e tem mestrado em literatura infantil, ambos pela USP e é a autora do livro “Minha vó ia ao cinema”, que junto da ilustradora Lumina Pirilampus, conta a história de sua avó, enquanto ela era uma mocinha. Este é um livro onde a ilustração e a escrita se fundem numa combinação encantadora e conta um pouco da história da região de Sorocaba, através da vida da personagem da avó da Paula, que antes de ser avó, gostava muito de ir ao cinema.

As famílias foram convidadas a ouvir a contação de história, preparada pela Anny Chaparro, a partir do livro "Minha vó ia ao cinema", escrito pela Paula Marconi de Lima e ilustrado pela Lumina Pirilampus.

Anny, Paula e a "vó".


A Feira acabou na sexta-feira (20)! Finalizamos a semana com muita alegria, com muitas histórias novas para contar e com novas amizades feitas pelo gosto em comum: o amor pelos livros. Gostaríamos de agradecer a presença de todos que compareceram e prestigiaram este evento e também a todos que contribuíram para que esta feira fosse possível. Sem a presença de vocês, nada disso seria possível. E, claro, ao Uirapuru que, desde sempre, valoriza e reforça a importância da literatura dentro da escola.



91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page