• Gabriela Traversim

Uma aventura de Gigantes!

Ilustrações do livro Gigantossauro, escrito e ilustrado por Jonny Duddle, da Editora Brinque-Book.


As férias chegaram ao fim, mas isso não significa que a diversão acabou! Voltamos às aulas e vamos reencontrar professores, amigos e colegas. Matar a saudade (com segurança e distanciamento) e desfrutar de novos conhecimentos que aprenderemos. Mas eu sei que ainda dá para curtir uma novidade que chegou não tem muito tempo nas telinhas e nos aplicativos: O Gigantossauro, que ganhou uma adaptação para a Netflix! E como nós ADORAMOS livros, vamos fazer uma seleção de livros que foram adaptados para o cinema ou para a TV, para vocês maratonarem em família! E para começar, nada melhor do que contar um pouco da história do Gigantossauro, não é?

Bom, o Gigantossauro é um livro escrito pelo Jonny Duddle e publicado pela Brinque-book, aqui no Brasil; a tradução do livro foi feita pela Gilda de Aquino. Este livro conta a história da terra há milhões de anos atrás, quando ainda existiam dinossauros e seres mais assustadores ainda: como os gigantossauros, seres ferozes e irados que deixavam as mamães dinossauros preocupadas com seus filhotes.


“Seus pés fazem BUM!
Sua boca faz TCHUM!
E aí, bem ligeiro, ele engole você inteiro!”

DUDDLE, Jonny, 2020.


Mas aí, quatro dinossaurinhos, o Cabeçudo, o Zinho, o Bolão e o Miúdo se meteram numa confusão que eu nem vou me atrever a escrever de tão aterrorizante que foi. Mas já digo já: este livro é um prato cheio para paleontólogos de carteirinha, pois o autor fez uma sessão só para conhecermos os dinossauros do livro; então caso esteja procurando algum livro completo e repleto de imagens e informações sobre os dinos, este livro é para você.



Agora, se você não gosta de dinossauros, não tem problema algum. Na lista abaixo, tem uma série de livros que foram adaptados e que você pode escolher ler ou assistir (mas se você quer minha dica, a melhor coisa é ler primeiro e depois assistir a adaptação):


O Grúfalo, Julia Donaldson And Axel Scheffler - Amazon Prime


Jumanji (1995), Chris Van Allsburg - Amazon Prime


O Fantástico Sr. Raposo, (2009) Roald Dahl - Amazon Prime

O Grinch (2018), Dr. Seuss - Amazon Prime


A Teia de Charlotte (2006), E.B. White - Amazon Prime e Netflix

Carona na Vassoura, Julia Donaldson And Axel Scheffler - Amazon Prime

Matilda, Roald Dahl - Amazon Prime

Shrek - Amazon Prime e Netflix


Uma professora muito maluquinha (2011), Ziraldo - Netflix

O pequeno Nicolau e As férias do pequeno Nicolau - Netflix


Zathura (2005), Chris Van Allsburg - HBO GO


A caminho de casa (2018), W. Bruce Cameron -HBO GO


A Convenção das Bruxas (1990), Roald Dahl - HBO GO


Viu só quantos livros foram adaptados? Eu tenho comigo que as melhores histórias sempre serão adaptadas, pois são muito boas para ficarem apenas na imaginação das pessoas. Se você pudesse, qual livro adaptaria para o cinema? Escreva nos comentários e quem sabe daqui a alguns anos, eu não volto a escrever sobre a sua indicação?!

Agora, falando um pouco sobre a volta às aulas, estamos muito felizes em receber os alunos de volta! Este ano será muito especial e cheio de novas aprendizagens e aposto que você e muitos alunos estão cheios de curiosidades e de saudades da escola. Nos vemos por aí!