top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

This is Halloween!



Pois é pessoal! Amanhã é o dia das bruxas e nada melhor do que uma leitura arrepiante para criar um clima para esta data. Mas antes, vou explicar um pouquinho sobre este dia tão misterioso. Bom, esta é uma data festiva originalmente comemorada nos países do hemisfério norte e que celebram a véspera do Dia de Todos os Santos. Aqui no Brasil, dia 01 de Novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos e apenas no dia 02 de Novembro é que prestamos nossas homenagens aos mortos, no dia de Finados. Há algumas semelhanças entre as datas, pois elas acabaram se integrando devido às fusões culturais!


O Halloween surgiu como um festival pagão de origem celta chamado Samhain, em homenagem ao Rei dos Mortos. Neste festival, que tinha duração de três dias, os celtas agradeciam pela colheita e assim celebravam o fim do verão no hemisfério norte. Ao longo dos anos, o festival foi tomando forma até chegar ao que conhecemos hoje: crianças e adultos se fantasiando de monstros, bruxas e fantasmas; decoração de abóboras e morcegos e muitos doces e travessuras!


Hoje, o Halloween é uma data intercultural e permeia diversas nações, que se apropriaram desta data e a comemoram através das festas, das decorações e da brincadeira de passar nas casas e pedir doces ou travessuras.


Agora que você sabe um pouquinho sobre esta data, por que não ler um livro “assombroso” para deixar este dia ainda mais legal?


Aqui na biblioteca, possuímos a coleção completa da Mortina! A menininha zumbi que ganhou o coração das crianças. O mais novo lançamento da série, Mortina e o amigo fantasma, já está disponível em nosso acervo e conta a terceira aventura da protagonista: um garotinho fantasma, está tentando entrar no Palacete Decrépito, bem na véspera do Ano-Morto e a Mortina está curiosa para saber o que ele está tramando!


E olha só que legal: amanhã às 15h, haverá uma contação do livro Mortina, no Canal LetrinhaZ, no Youtube! A atriz Paula Dugaich vai conduzir essa contação especial do livro de Bárbara Cantini.



Temos outra coleção atualizadíssima aqui: As desventuras em série. Vocês COM CERTEZA conhecem as tenebrosas e funestas aventuras dos irmãos Baudelaire! Agora, vocês poderão acompanhar os maus bocados que eles passaram nas mãos do Conde Olaf nos livros “Serraria Baixo Astral”, “Inferno no Colégio Interno ” e “O Elevador Esatz”.


Se você é fã de histórias sinistras, com certeza irá gostar dos livros de Ransom Riggs. A série “O lar da Srta Peregrine para crianças peculiares” conta com quatro volumes publicados em português: “O lar da Srta Peregrine para crianças peculiares”, “A cidade dos Etéreos”, “A Biblioteca de Almas e o Mapa dos Dias”.



E por último, mas não menos importante, quero indicar livros nacionais de terror e suspense, da coleção Brasil de Arrepiar. “Orrameu! A noite mais perigosa do mundo” e “Crendeuspai! A procissão dos mortos-vivos”, foram escritos por Toni Brandão, um autor brasileiro que gosta muito de falar sobre esses assuntos macabros, misturando-os com assuntos da nossa cultura, como o folclore, nossas cidades históricas e a cultura indígena.



Você curte esse tipo de literatura? Não deixe de retirar seu livro em nossa biblioteca, mas cuidado para não ficar muito assustado!


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page