top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Sinto cheiro de último dia de aula…

O expresso das férias está chegando! Pronto para embarcar? Prepare sua mala, pegue seu livro favorito e carimbe seu bilhete de viagem, pois este trem está partindo para a terra da imaginação e não tem previsão de retorno.


O primeiro semestre do ano está chegando ao fim. A primeira metade do ano já foi e logo, logo as crianças estarão curtindo as férias de julho. Aqui no Brasil, essa época do ano vem acompanhada do inverno e nada mais gostoso do que um ler um bom livro, acompanhado de uma bebida bem quentinha debaixo das cobertas, não é mesmo? Para aqueles que gostam de viajar nesta época do ano, um livro pode participar da aventura de conhecer novos lugares. Seja em casa ou na rua, no metrô ou no avião, uma nova leitura é sempre bem-vinda e para isso, separamos alguns livros que são incríveis e que valem a pena serem lidos nessas férias de julho.

  • Laura e Dino, de autoria de Alberto Montt e publicado pela Sesi-SP Editora.


Esta é uma ótima oportunidade de conhecer a literatura em quadrinhos, para aqueles que não conhecem o gênero. Esta obra é muito engraçada, cheia de piadas e com um humor ácido inteligente. Laura é uma menininha que interage com Dino, um amigo grandalhão, que sempre dá ótimas respostas para as perguntas dela. Os diálogos são variados e dependem das situações em que os personagens se encontram e de acordo com a editora, “com esta obra, o ilustrador mostra que a relação entre pais e filhos é construída dia após dia e que, às vezes, os pais têm mais perguntas que os filhos, e as crianças têm respostas melhores do que as dos pais.”


  • Mil coisas podem acontecer, Jacobo Fernández Serrano, publicado pela Yellowfante


Escolher o presente certo para alguém pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, ainda mais quando o presenteado é muito importante. Encontram-se nesta missão os irmãos, Leda e Maricum, que precisam encontrar o presente ideal para seu pai, o Rei Pindo IV, O tratável. Mas essa missão não será tão simples quanto o leitor imagina: nada de internet, Amazon ou Imaginarium! Os irmãos precisarão se aventurar pelo reino nas mais diversas aventuras, se deparando com personagens insólitos e situações disparatadas. Será que eles conseguirão o presente certo para o pai? Cabe a você, leitor, descobrir.


  • Livro de histórias, de Georgie Adams e ilustrado por Peter Uton da Companhia das Letrinhas


Para os menores, uma ótima escolha de leitura para as férias é uma coletânea de contos. Este livro, que tem um título bastante simples, é uma coletânea de contos clássicos da literatura infantil; clássicos, mas alguns não tão populares assim. Aqui, histórias como o homem-bolo, apresentam personagens que depois se tornaram icônicos no cinema e na literatura, como o homem-biscoito que aparece nos filmes da franquia do Shrek!

  • Nariz pelo Nariz, de Arthur Nestrovski e ilustrações de Marcelo Cipis, Sesi-SP Editora.


O livro, que inspirou o título dessa publicação, fala de um dos cinco sentidos: o olfato. Existem muitos cheiros que nos são marcantes, como cheiro de livros e cheiro de comida de avó. Outros são mais incômodos, como cheiro de peixe e de outros cheiros pungentes e desagradáveis. Mas a memória olfativa é algo que permanece por muito tempo conosco e um cheiro que nos marca, pode despertar memórias inesquecíveis. Arthur Nestrovski aproveitou dessa característica do olfato para escrever um belo livro e tem esse sentido como personagem principal. Todos os pequenos detalhes que constituem a memória olfativa, são belamente ilustrados por Marcelo Cipis.


  • Como surge o livro infantil: da ideia à prateleira, de Daniel Napp, publicado pela Sesi-SP Editora.


O processo criativo de um livro é um trabalho que pouca gente conhece, principalmente as crianças. Neste livro, a dona Raposa Rosa é uma autora de livros infantis e explica, com a ajuda de um ratinho muito sabido, como é o processo de criação de um livro. Com imagens marcantes e detalhadas, esta obra explica todas as etapas da criação de um livro, desde a imaginação do autor, passando pelas ideias junto aos outros integrantes do processo, como ilustradores e editores, até chegar à impressão final. O mais interessante, é que durante a leitura o Rato Rene faz comentários sobre a criação do livro e interage com o leitor, aproximando-o ainda mais do procedimento, transformando-o em um expert em livros!


  • “A Tartaruga e a Lebre” e “O Leão e o camundongo” de Jerry Pinkney, publicado pela WMF Martins Fontes Paulista


Na onda dos clássicos, temos duas adaptações de fábulas de Esopo com belíssimas ilustrações de Jerry Pinkney. Nestas duas obras, temos histórias fantásticas e ancestrais que nos contam pequenas situações em que animais vivenciam, representando características humanas e apresentam relações de moralidade, ética e princípios. Jerry Pinkney recebeu prêmios por suas ilustrações e conquistou gerações de leitores com suas imagens impactantes e estas duas versões disponíveis na biblioteca, são ótimas opções para conhecer a obra do autor.

  • Concerto de piscina, de Renato Moriconi e publicado pela Gato Leitor.


Renato Moriconi é um autor-ilustrador bastante conhecido por seus livros-imagem e este livro, Concerto na piscina, é mais uma brilhante narrativa dentre as outras já publicadas. Nesta obra, um maestro rege um concerto em uma piscina, a dança da água com a chuva, dos animais aquáticos e de barcos a vela, tudo isso em páginas brancas com gravuras pretas. Com a simplicidade de um desenho em preto e branco, Renato Moriconi transmite as diversas possibilidades que podem surgir da imaginação de um artista e seu lápis. Ao final, o maestro decide curtir a piscina da melhor maneira possível: dando um mergulho!


Não importa sua escolha: seja da biblioteca ou da sua casa, uma compra ou empréstimo, físico ou digital, experimente ler um livro nestas férias! Você verá que algo irá se transformar dentro de você. Ao começar um livro, você ganha uma passagem só de ida para um mundo maravilhoso, o da leitura e sem previsão para retorno, porque o lugar é paradisíaco. De lá, você não vai querer mais voltar para a realidade.


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page