top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

O que você vai ser quando crescer?

Texto escrito por Gabriela Traversim Constantino, gestora da Biblioteca Escolar do Colégio Uirapuru. Hoje, Gabi escreve sobre o livro “Sofia Pimenta, Futura Presidenta”. A história, segundo Gabi, nos faz refletir sobre a nossa realidade.

Sofia Pimenta era só uma criança sendo criança, quando num passeio habitual com seu abuelo (avô em Espanhol) se deparou com o Monte Porcaria, um local abandonado e cheio de sujeira. Eca! O local, além de colocar a saúde das pessoas em risco, pela falta de higiene, também expunha os moradores ao perigo de tropeços e quedas. Como aconteceu com o abuelo de Sofia, que ficou debilitado, depois de um acidente por lá.


Diante da imobilidade do avô, causada por aquele Monte Porcaria, Sofia arregaçou as mangas para mobilizar todos os moradores do bairro e também a prefeitura para construir um parque comunitário no lugar do lixão. A menina sonhava em conquistar um ambiente melhor para todos viverem. Não foi fácil transformar o sonho em realidade. Sofia encontrou várias dificuldades ao longo do percurso, mas não desistiu.

Muitos diziam para ela: “você é uma criança, como pode querer construir um parque sozinha?” Mas isso não impediu Sofia Pimenta de transformar a realidade do bairro. Ao final, os moradores celebram o feito de Sofia e dizem que a menina será uma grande líder quando crescer, quem sabe até presidenta?


O livro, “Sofia Pimenta, Futura Presidenta”, escrito por Andrea Beaty e ilustrado por David Robert, publicado pela editora Intrínseca, nos apresenta uma menina cheia de sonhos e com vontade de melhorar a vida das pessoas que vivem ao seu redor. E ele não é o único com uma história inspiradora! A coleção “Jovens Pensadores” traz outras crianças protagonistas de suas histórias: “Paulo Roberto, Arquiteto”, “Ada Batista, Cientista” e “Rita Bandeira, Engenheira”. A coleção de livros apresenta crianças com ideias brilhantes e com vontade de mudança, indo contra o “senso comum”, para transformar a realidade.

Ada, Sofia, Paulo e Rita são exemplos de crianças apaixonadas e inteligentes, que por meio de histórias inspiradoras, mesmo que fictícias, nos fazem refletir sobre como podemos mudar a realidade e a vida das pessoas, se nos mobilizamos e não aceitamos a realidade como posta. Assim como Greta, a personagem principal de "Ninguém é Pequeno Demais para Fazer a Diferença", da Companhia das Letrinhas, todos podem dar a sua contribuição e transformar o nosso mundo.


Que estas personagens inspiradoras da literatura inspirem outras crianças a quererem ser nossos governantes quando crescerem.

Coleção Jovens Pensadores, da Editora Intrínseca.



Sofia Pimenta, Futura Presidenta

Autora: Andrea Beaty Trad.: Bruna Beber.

Ilustrador: David Roberts.

Editora: Intrínseca.

Ano: 2019.

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page