top of page
  • Esther Guastella

O que nós temos a ver com o Meio ambiente?

Resenha do livro “Meio ambiente: E eu com isso?” da autora, Nurit Bensusan, escrita por Esther Guastella, professora de Ciências do Ensino Fundamental I e II, no Colégio Uirapuru. Esther é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Capa do livro, publicado pela editora Peirópolis.


Uma bióloga escrevendo sobre o livro de outra bióloga: pode parecer marmelada, mas a leitura do livro "Meio ambiente - E eu com isso?" da bióloga, engenheira florestal e ecóloga Nurit Bensusan fez-me refletir sobre inúmeras situações que nos cercam no dia a dia. As ilustrações da obra ficam por conta de Luciano Irrhtum e dão um show à parte. Mas, você já se perguntou, o que você tem a ver com o meio ambiente? O que nós, seres humanos, fazemos ou podemos deixar de fazer, que pode mudar a situação atual do planeta? É sobre isso que o livro de Nurit fala.

O livro é composto por pequenas crônicas, de leitura fácil e rápida, que evidenciam a conexão entre nossas vidas e o meio ambiente. Sem medo de falar, a autora nos apresenta fatos e dados sobre desperdício de água, desigualdade social, consumismo, desperdício de alimento, serviços ecossistêmicos e a importância dos biomas, bem como da biodiversidade do nosso planeta. Além do mais, a proposta do livro é mostrar correlações, que normalmente não percebemos e que afetam diretamente o meio ambiente e a vida humana.

Ao final de cada crônica, perguntas são feitas aos leitores para que estes reflitam sobre como as suas atitudes afetam o meio ambiente e, em seguida, a autora nos indica sugestões de ações que podemos começar a fazer no nosso cotidiano.

Nesse momento em que estamos vivendo a maior parte do tempo dentro de casa, ler é uma excelente opção, tanto as leituras para o entretenimento, quanto para estudos e também reflexões. Por que não aproveitamos, parte do nosso tempo, para enxergar o que tem acontecido com o ecossistema, e começar a tomar atitudes, mesmo que pequenas, para melhorar a esfera da nossa casa, ficando mais amigos do meio ambiente?

Pensando em novas atitudes e ideias, fica também uma sugestão, que se relaciona com o livro, de um documentário que está disponível na Netflix. No filme, Brave Blue World: A crise hídrica (2020, 50 min.), os atores Liam Neeson, Matt Damon e Jaden Smith narram inovações criadas para solucionar a crise hídrica de diversos países e cidades ao redor do mundo, como Michigan, Quênia, Chicago, situação que é provocada pelas mudanças climáticas, poluição e desigualdades sociais e econômicas. O documentário tem apenas cinquenta minutos de duração e é uma ótima pedida para aqueles momentos de “indecisão de streaming”.


Cenas do documentário "Brave Blue World" disponível na Netflix.


A partir dessas propostas, que possamos refletir sobre nossas ações e que, aos poucos, possamos ser capazes de conseguir mudar o mundo, mesmo que esse mundo novo seja a nossa casa e as casas de nossos familiares e amigos próximos.

"Nurit Bensusan se equilibra entre o trabalho com conservação da biodiversidade na sociedade civil e as atividades ligadas ao engajamento da sociedade na agenda de ciência e tecnologia. É bióloga e engenheira florestal, com mestrado em Ecologia e doutorado em Educação."



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes:

Brave Blue World: A crise hídrica. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81326710

MIL Folhas apresenta o conselho inspirador. IEB. Disponível em: http://www.arquivo.iieb.org.br/index.php/notcias/mil-folhas-apresenta-o-conselho-inspirador/

BIOLUDICA. Dia mundial do Meio Ambiente: Nurit Bensusan diz que consumo excessivo é a principal problemática do planeta. Disponível em: https://bioludica.wordpress.com/2013/06/05/dia-mundial-do-meio-ambiente-nurit-bensusan-diz-que-consumo-excessivo-e-a-principal-problematica-do-planeta/




299 visualizações0 comentário
bottom of page