O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo é o assunto do texto do blog de hoje. Com uma história sensível e tocante, o livro é lido pelo 5° ano aqui do Colégio Uirapuru. Em seu ano de lançamento (2020), o livro alcançou o primeiro lugar na lista do The New York Time e teve mais de um milhão de livros vendidos, além de ter sido adaptado em um curta-metragem em 2022. Vamos falar um pouco sobre esse livro, que além de ser um objeto de leitura, é um objeto de arte.
O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo.
Escrito por Charlie Mackesy, o livro conta a história de um menino solitário que acaba encontrando uma toupeira insegura, uma raposa cautelosa e um cavalo sábio. Juntos eles enfrentam diversas situações desafiadoras onde compartilham seus medos e suas descobertas, falando também sobre aceitação, sobre confiar uns nos outros e principalmente sobre amizade.
Se você leu O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, encontrará semelhanças nas escritas dos dois autores, ambos recheados de lindas ilustrações e reflexões fortes que podem ser tanto para crianças, quanto para adultos. A surpresa do livro está no fato de você não precisar ler do início ao fim, pois independente da página que for aberta, o leitor encontra uma linda mensagem ou reflexão.
As ilustrações, feitas em estilo de aquarela, são encantadoras e trazem ainda mais leveza ao livro. Os traços simples, nos passam conforto e acolhimento.
Na guarda do livro (parte de dentro da capa e da contracapa), tem uma composição em cifra feita especialmente para essa obra, você pode ouvir a música tocada no piano a baixo:
“Um doce conto representado em caligrafia preta e aquarela. Infantil em sua simplicidade, suas mensagens são universais. Mackesy uniu as pessoas” - The Washington Post
Aqui no Colégio, os alunos do 5° ano assistiram ao filme na semana do dia 09 de Setembro e na segunda-feira, dia 23, iniciaram as discussões e reflexões sobre o livro, se aprofundando nos personagens e em suas falas. A professora Stéphanie Claro, de Língua Portuguesa, e a Bibliotecária Gabriela Traversim, organizaram as discussões da seguinte forma:
No dia 23 de Setembro, a análise e discussão será à partir do diálogo do menino com a toupeira.
No dia 07 de Outubro, será sobre o menino e a raposa;
E no dia 21 de Outubro ,para encerrar, eles falarão sobre o menino e o cavalo.
Dessa forma, os alunos conseguirão se aprofundar em cada personagem e extrair cada aprendizado de maneira proveitosa.
Charlie Mackesy
Nasceu em 11 de Outubro de 1962, no norte da Inglaterra.
Os avós de Mackesy eram o major-general Pierce Joseph Mackesy e a escritora Leonora Mackesy, que escreveu romances Harlequin (narrativas românticas protagonizadas por mulheres fortes e que lutam pelo que acreditam). Ele morou e fez muitas pinturas na África do Sul, na África Subsaariana e nos Estados Unidos. Atualmente, reside em Brixton, sul de Londres, com Barney, seu cachorro.
A carreira de Charlie começou com ele sendo cartunista para a The Spectator, uma revista semanal britânica. Em seguida começou a ilustrar livros e também trabalhou com Richard Curtis no set de Love Actually para criar um conjunto de desenhos a serem leiloados para a Comic Relief.
Seu trabalho foi apresentado em livros, coleções particulares, galerias, capas de revistas, postes de iluminação pública, salas de aula, cafés, casas seguras para mulheres, igrejas, prisões, enfermarias de hospitais e inúmeros outros espaços públicos em todo o mundo.
A Apple TV fez um curta-metragem baseado no livro, com a co-direção de Charlie Mackesy e Peter Bayton, para ficar fiel ao livro, a partir desse curta, o autor ganhou os seguintes prêmios:
Annie Award for Outstanding Achievement for Directing in an Animated Television/Broadcast Production (2023)
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Curta-Metragem de Animação (2023)
Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação (2023)
Veja, abaixo algumas ilustrações de Charlie:
Para saber mais sobre Charlie Mackesy e sua arte, acesse o site: https://www.charliemackesy.com/
Comments