top of page
  • Paula Lima

Maratona no fim de semana

Olá, famílias, tudo bem com vocês?


Esta segunda semana completa de isolamento está chegando ao fim, e nós gostaríamos de saber: o que vocês já fizeram com as crianças em casa? Sabemos que o momento tem exigido muito e gostaríamos de ajudar a enfrentar o turbilhão com o máximo possível de tranquilidade.


Então, para aproveitar o final de semana - ainda que ele não seja assim tão diferente dos dias de semana rsrs -, selecionamos alguns filmes e séries inspirados em livros infantis que estão disponíveis no Netflix e na Amazon Prime Video para todo mundo assistir junto - ontem demos algumas dicas de curtas-metragens baseados em obras infantis disponíveis no YouTube, já viram?


E aí, quem vai fazer a pipoca? ;)

 

  • Netflix


Filmes:


Neste link aqui, você encontra todos os filmes baseados em livros infantis disponíveis na plataforma, mas fizemos uma pequena seleção:


Este filme adaptado da obra de Ziraldo (e publicado pela Melhoramentos) é mais da época dos pais das crianças de hoje e se passa em um momento no Brasil em que ainda não existiam celulares, mas havia muitos outros clássicos atemporais: amigos, piadas, brincadeira na rua, casa de vó. Delicioso para a família inteira.



Este longa foi baseado no clássico de mesmo nome do americano Dr. Seuss, trazido ao Brasil pela Companhia das Letrinhas. O guardião da floresta precisa evitar que um vilão acabe com o meio-ambiente em troca de dinheiro. Com Danny DeVitto e Taylor Swift.



Do escritor francês René Goscinny, o mesmo criador do Asterix, a série de livros do Pequeno Nicolau, publicada aqui pela Martins Fontes, contam com muito bom-humor as aventuras que acontecem na vida de um menino como tantos que conhecemos. Neste filme, a aventura começa quando ele acha que sua mãe está grávida.


Adaptação do livro A história de Despereaux, da queridíssima autora americana Kate diCamillo, o filme apresenta a jornada fantástica do camundongo cheio de habilidades que é apaixonado por música e pela princesa Ervilha. Com vozes de Matthew Broderick, Dustin Hoffman e Emma Watson!





A protagonista deste filme, baseado no livro do autor Roald Dahl, é uma leitora voraz e inteligente que tem que se virar para lidar com seus pais cruéis e a diretora autoritária de sua escola. Mas ela descobre que tem superpoderes, além de uma professora maravilhosa. O livro no Brasil é publicado pela Martins Fontes.

Charlie é um menino pobre que vive numa casa pequena com os pais e os quatro avós e encontra um dos bilhetes premiados para conhecer a maravilhosa fábrica de chocolates de Willie Wonka. Também baseado no livro de Roald Dahl, esta versão de Tim Burton tem Johnny Depp como o excêntrico e bondoso dono da fábrica.

 

Séries:


Outro clássico da literatura infantil e escrito por Dr. Seuss que está disponível no Netflix, desta vez como série em quarenta episódios. No livro, que é da Companhia das Letrinhas, duas crianças estão muito entediadas porque está chovendo, até que um gato maluco e divertido aparece para animar o dia - e fazer muita bagunça!



Inspirada no folclore nórdico, esta série de animação apresenta uma menina corajosa que adora se aventurar na floresta, onde vive com a mãe, e encontra seres mágicos ao longo do caminho: trolls, homens de madeira etc. Adaptada com muita fidelidade da obra de Luke Pearson, que foi publicada no Brasil pela Companhia das Letrinhas.



Baseada na divertida coleção de livros de Dav Pilkey, esta série já tem três temporadas de treze episódios cada. Tem ainda O épico episódio interativo do Capitão Cueca e Histórias assustadoras do Capitão Cueca - Hackeando o Halloween. Para dar risada! Livros também da Letrinhas.


 

  • Amazon Prime Video


Na lista da Amazon Prime, o título foi traduzido como Grufalão, mas foram baseados nos livros de Julia Donaldson, da Brinque-Book, tão queridos pelas crianças. Um ratinho muito esperto inventa um monstro para não ser devorado por outros bichos e acaba encontrando mesmo com a criatura! O que ele vai fazer?


Outro sucesso de Julia Donaldson publicado pela Brinque-Book que virou filme! Desta vez, temos a animação da história da bruxa mais boazinha que você já conheceu.


O ursinho Paddington chega à estação de trem de Londres e é adotado pela família Brown - junto, eles adotam também muitas trapalhadas, um tanto de caos e diversão. O filme foi inspirado na série de livros do autor Michael Bond: Um urso chamado Paddington, Os segredos de Paddington, Paddington na França e Paddington tenta ajudar, publicados pela Martins Fontes. No Prime Video também está disponível a série animada.


A querida e fantástica babá volta para ajudar a família Banks a reencontrar a alegria num momento delicado de perda. Baseado em A volta de Mary Poppins, de P. L. Travers, da Zahar.


411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page