top of page
  • Dayan Marchini

Livros que todo mundo deveria ler, pelo menos uma vez na vida.

Que a leitura pode nos levar a lugares inimagináveis e construir um repertório criativo imenso, não é nenhuma novidade. Para isso, alguns livros são extremamente importantes, seja por sua notoriedade, seja pelo contexto em que foi escrito ou até mesmo pelo simples fato de nos tocar de maneira única. Selecionamos hoje, cinco dos quais você não pode passar por esta vida sem ler!

O pequeno príncipe

Um clássico escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry conta a história do encontro de um aviador frustrado pelo fato de que não entendem seus desenhos e um principezinho que vive em um asteroide no espaço. Marcado pelo seu teor filosófico e poético, é visto como um livro "porta de entrada" para as crianças e uma obra necessária para quem já é adulto, nos fazendo refletir sobre diversos dilemas da vida.

Sentimento do mundo

O terceiro livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade não erra em trazer à flor da pele as angústias e fragilidades humanas. Escrito no período da Segunda Guerra Mundial, revela a abertura do poeta para temas sociais e de turbulências emocionais, fazendo com que o leitor, encontre na obra, o flerte do autor com a realidade do mundo e sua realidade biográfica.


Ponte para Terabítia

Leslie Burke e Jesse Aarons são amigos e estudantes da 5° série que criaram um bosque mágico que dão o nome de Terabítia. Lá, vivem inúmeras aventuras e descobrem a importância da amizade, da empatia e da perspectiva sobre achar que o que há na vida de outra pessoa é sempre mais interessante do que o que há na nossa; aquela história de que a grama do vizinho é mais verde, sabe? Então! A obra escrita por Katherine Paterson, inspirou o filme de mesmo título, que segue atravessando gerações.

Comunicação não-violenta

Marshall B. Rosenberg descreve em sua obra um guia para aprender a se comunicar efetivamente com as pessoas ao seu redor, sendo parte principal desse processo o reconhecimento da violência não física. A compreensão desse passo a passo permite observar e compreender a manifestação de cada um, facilitando a formulação de um pedido empático, não apenas por educação, mas como ferramenta para aumentar as chances de se obter uma resposta que se espera. A leitura, sem dúvida, tornará sua expressão e diálogo mais conscientes.


Estrelas tortas

Escrito por Walcyr Carrasco e baseado em uma história real, o enredo gira em torno de uma adolescente, Marcella, que vê sua vida mudar drasticamente depois de um acidente. A garota precisa se adaptar à sua nova realidade quando se torna deficiente física, além de aprender sobre o que realmente é valioso em nosso cotidiano. O autor nos convida a refletir sobre o fato de nada ser definitivo e em como as coisas podem ser leves se olharmos para os acontecimentos de maneira mais sensata.


Todas as obras acima podem ser encontradas em nosso acervo através do catálogo virtual de livros.


164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page