top of page
  • Paula Lima

Fantasias literárias para o Dia das Bruxas

O Halloween acontece no fim de outubro, mas, neste ano, não parece que as bruxas e os sacis já estão soltos e aprontando há um bom tempo?


Ainda que a festa talvez não aconteça da mesma maneira, separamos aqui algumas ideias bem fáceis de fantasia horripilantes inspiradas na literatura! Além de brincar, dar uns sustos e comer uns docinhos, a ideia é contar e ler histórias legais nesse fim de semana de terror - ou nem tanto.


Leia mais:


Sacis e Sacisas

Como 31 de outubro também é, no Brasil, o dia do nosso principal arteiro e aprontador de coisas sobrenaturais, que tal homenageá-lo com uma fantasia? Vocês só vão precisar de um shorts e uma carapuça vermelhos e pular com uma perna só. Para as sacisas do livro Contos de sacisas, de José Roberto Torero, em vez de shorts, entra em cena um vestido vermelho de um ombro só e a mesma carapuça, que dá para fazer com feltro, por exemplo. Para incorporar a Pererenzel, uma ideia é fazer uns tererês improvisados.




Mortina

A querida menina zumbi escolhe justamente o Dia das Bruxas para tentar fazer amigos humanos. Sua Tia Fafá Lecida a proibia de encontrar outras crianças com medo de que elas não entendessem que Mortina não era lá muito… viva. Pois nesse dia, ela podia aproveitar essa condição e ir fantasiada dela mesma! O que vamos precisar: um vestido roxo de manga longa, um tecido branco para a gola e fita preta fininha para prendê-la, e alguns botões pretos. Se não tiverem uma meia listrada de branco e preto, uma meia-calça preta também quebra o galho. Nos pés, uma botinha preta; uma fivelinha laranja prendendo a franja e, no rosto, uma maquiagem com a pele bem branca, olhos arroxeados e lápis preto de olho para fazer as costuras da boca.


Quem não quiser se fantasiar, pode vestir a bonequinha de papel disponível no site da autora e ilustradora Barbara Cantini. Já demos essa dica aqui lá no comecinho da pandemia, mas hoje ela é bem especial! Para imprimir a boneca, é só clicar aqui - tem também uma ilustração da zumbizinha pra colorir.




Carona na vassoura

E não podia faltar uma bruxa entre as nossas fantasias, né? Escolhemos a simpática bruxinha que dá carona para todo mundo em sua vassoura. Vamos precisar de uma blusa de manga longa vermelha, uma saia roxa com a barra picotada, meia calça branca e botinha preta. E os acessórios: uma capinha preta, chapéu pontudo preto e a vassoura, claro! Para finalizar, uma trança no cabelo presa com lacinho amarelo e uma varinha com estrela na ponta que dá para fazer de papel mesmo. É só chamar todo mundo pra dar uma volta de vassoura!


Ah, e o filme está disponível aqui, pela Amazon Prime, e é uma ideia ótima para assistir na noite de Halloween.




Grúfalo

Outro sucesso da escritora Julia Donaldson, o monstro da floresta poderá ser visto nas noites deste fim de semana com a fantasia bem fácil de reproduzir oferecida pela editora Brinque-Book. É só clicar aqui e seguir o passo a passo para fazer uma máscara e pés de Grúfalo para assustar todo mundo!





170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page