top of page
  • Paula Lima

Ensino Médio troca dicas na quarentena

Atualizado: 2 de mai. de 2020

Olá, pessoal, tudo bem com vocês?


Este momento de "pausa" na maneira como vivíamos tem trazido à tona novas possibilidades de conexão entre as pessoas - nada que substitua o contato direto, claro -, mas a tecnologia tem permitido um tipo de troca que também é rico e cheio de afetividade.



Já falamos aqui do movimento Sacadas Literárias, em que as pessoas leem e fazem um vídeo para postar nas redes sociais com trechos de textos literários. Na comunidade do Colégio, vimos nascer uma mobilização desse tipo: os alunos e professores do Ensino Médio começaram a fazer vídeos de um minuto com indicações de livros para a quarentena - logo também vieram sugestões de graphic novels, quadrinhos, filmes, discos, bandas, jogos de computador e aplicativos de arte.



"A ideia foi surgindo aos poucos. No decorrer da quarentena, me deparei com várias notícias sobre essa troca de dicas entre as pessoas: compositores e intérpretes estavam cantando em suas sacadas com o objetivo de alegrar e acalentar seus vizinhos, alunos parisienses que gravavam suas leituras àqueles que não tinham livros em mãos, italianos faziam serestas entre vizinhos", conta Adriana Paiva, professora de literatura do Ensino Médio do Colégio que deu início ao projeto.


O primeiro vídeo foi dela, falando sobre o livro Terra sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto, que vocês podem ver aqui:



A Adriana disse ainda que "todo esse movimento demonstra que as pessoas estão buscando acalentar o outro e nos inspirou a tentar fazer o mesmo, cada um do seu jeitinho". Delícia ouvir isso num momento tão delicado, né?


Depois do vídeo da Adriana, vieram outros. A Ana Cristina Henrique indicou o livro de poesia Tudo nela brilha e queima, da Ryane Leão:



O Gustavo, professor de geografia, indicou uma tese de doutorado muito bacana sobre a evolução do pensamento filosófico toda em quadrinhos!



A Luiza Sartorello, também do 3º ano do Ensino Médio, sugeriu a leitura do livro Prisioneiras, do Dráuzio Varella:




Todos os vídeos vão ser postados no perfil do Colégio no Instagram. Sigam!


Bom, por hoje é só, pessoal. Até a próxima! Se cuidem e fiquem em casa :)



260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page