No blog de hoje vamos falar sobre um personagem conhecido em várias regiões do mundo: Pedro Malasartes, que agora é também conhecido pelo 4° ano aqui do Colégio Uirapuru. Novas aventuras de Pedro Malasartes é escrito pelo renomado autor Hernâni Donato, vencedor de mais de 10 prêmios de literatura ao longo de sua trajetória.
Novas aventuras de Pedro Malasartes, publicado pela Editora Melhoramentos, 2012 - O livro conta a história de um dos personagens mais conhecidos do mundo todo, mesmo que ele apareça com nomes diferentes: no Camboja, ele é conhecido como Kuong-Alev, na África, chama-se Fouminndouha. Na Europa, as crianças o chamam de Eulenspiegel, já na Itália, Bertoldinho e na América espanhola e na Espanha, é chamado de Pedro Urdemales.
Pedro Malasartes é filho da imaginação do povo, principalmente da cultura oral do brasileiro e do europeu. Ele nunca se recusa a ajudar quem precisa e ainda cria heróis para resgatar a vitória dos fracos contra os fortes e dos desprotegidos sobre os poderosos. E quando ele não tem nenhum problema pessoal para resolver, Pedro põe-se a serviço dos fracos, dos pequenos, dos que nada possuem e dos que necessitam de ajuda. Nestas novas aventuras, Pedro decide voltar para casa, sempre se metendo em apuros e sempre achando uma forma criativa e seus métodos nem sempre bem-comportados para se livrar das encrencas.
Pedro é um menino bom, pena que até agora, se preocuparam somente em contar coisas que mancham a sua reputação. O foco do livro é mostrar Pedro Malasartes sob um novo aspecto, em que ela erra por vezes, mas sempre tentando acertar.
“Há quem diga ser um desmiolado, um moleque sempre disposto a pregar as piores peças às mais inocentes pessoas. Usaria da sua viva inteligência, da agilidade de espírito e, também, do físico que Deus lhe deu apenas para salvar-se dos apuros em que se envolve a cada passo.
Outros, porém, pensam que, de certo modo, Pedro representa o que restou daqueles corajosos cavaleiros andantes da Idade Média, que saíam pelo mundo a corrigir injustiças e a socorrer os necessitados, não dispensando a força do braço, o fio da espada e os artifícios da inteligência.”
Hernâni Donato
Escritor, historiador, jornalista, professor, tradutor e roteirista, Hernâni Donato nasceu em 12 de outubro de 1922 em Botucatu. Aos 11 anos, escreveu com Francisco Marins o romance infantil “O Tesouro”, publicado em capítulos no suplemento literário de um jornal dos Diários Associados.
Em São Paulo, iniciou seus estudos em dramaturgia na Escola de Arte Dramática e Sociologia, curso que deixou para embarcar em uma expedição pela antiga trilha indígena Peabiru, que ligava o Brasil ao Paraguai.
Foi presidente por duas gestões consecutivas do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, membro da Academia Paulista de História e sócio-correspondente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, além do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Contribuiu para diversas revistas e jornais, como a revista Veja, e atuou em emissoras de televisão como a TV Tupi, TV Record e Nacional (antecessora da TV Globo). Teve uma carreira pública tanto em órgãos municipais quanto federais. Além disso, integrou a comissão organizadora dos festejos do IV Centenário de São Paulo (1954) e de outros eventos culturais.
Nós temos muitos livros desse autor e todos esses títulos abaixo se encontram aqui na biblioteca:
Para saber mais:
A citação mais antiga sobre o personagem aconteceu entre os séculos XIII e XIV na cantiga 1132 do Cancioneiro da Vaticana, escrito por trovadores galego-portugueses.
Pedro Malasartes é um personagem tradicional de Portugal, e posteriormente também se tornou muito popular no Brasil a ponto de ser parte do folclore brasileiro.
Além do filme de Mazzaropi, Pedro Malasartes foi protagonista de 2 óperas nacionais: “Malazarte” , de Oscar Lorenzo Fernández e Graça Aranha, e “Pedro Malazarte”, de Mozart Camargo Guarnieri e Mário de Andrade.
Foi retratado em inúmeras obras literárias, a mais recente em 2017, apareceu também no filme “Malasartes e o Duelo com a Morte”
Comments