top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

Descobrindo Mundos em Partes: O Fascinante Universo dos Contos

Hoje, no blog Uirapuru, vamos explorar um universo literário repleto de magia e surpresas: o conto. O conto é um gênero que encanta pela sua capacidade de contar histórias impactantes em um espaço reduzido. Diferentemente de romances extensos, os contos oferecem uma experiência compacta, perfeita para leitores que buscam uma pausa na correria do dia a dia.



Os contos, muitas vezes, são janelas para mundos extraordinários, onde a imaginação floresce e os personagens ganham vida em poucas páginas. São como pílulas de emoção, capazes de transmitir mensagens profundas e reflexões em um curto espaço de tempo. Essa característica torna o gênero ideal para leituras rápidas, perfeitas para momentos de descontração ou antes de dormir.


Além disso, os contos têm o poder de ensinar lições valiosas de maneira envolvente. Para os jovens leitores, são como pequenas aventuras que estimulam a criatividade e a empatia. Os pais, por sua vez, podem aproveitar a oportunidade para compartilhar essas histórias curtas com seus filhos, promovendo momentos de conexão e aprendizado em família.


Veja uma seleção de títulos, para as mais variadas faixas etárias, deste gênero literário tão gostoso de ler.


1. “Meu primeiro livro de contos de fadas”, Mary Hoffman. 


Uma coletânea de contos de fadas da tradição europeia, adaptada para as crianças menores. Mary Hoffman apresenta histórias curtas, narradas de forma divertida e com muita ludicidade para mostrar aos jovens leitores as delícias dos contos de fadas. 


2. "Contos de lugares distantes", por Shaun Tan.



Shaun Tan é conhecido por seu traço inconfundível, cheio de fantasia. Este é seu único livro de contos, que se mistura com a fantasia tão presente nas ilustrações do artista.  São narrativas curtas, inteligentes e que contam histórias fora do comum, carregadas de emoções e de encantamentos, através das ilustrações tão vibrantes. 


3. “O tecido dos contos maravilhosos: contos de lugares distantes”, Tanya Robyn Batt. 



Histórias diferentes de nossas realidades são bastante interessantes por nos fazerem refletir sobre a nossa própria história. Este livro traz contos de diferentes lugares do mundo e cada um deles, reflete a cultura, as tradições e as raízes destes lugares. Tudo isso, entremeado por um longo tecido que perpassa todas as narrativas e em um fio condutor, liga uma história à outra. 


4. “Contos budistas”, Sherab Chödzin  e “Contos Africanos”, Ernesto Rodríguez Abad. 



Contos etiológicos são aqueles que contam histórias que explicam a razão de ser de algumas coisas. Dão sentido e explicações a coisas que não souberam explicar em tempos remotos. Os dois livros aqui indicados se baseiam nesta ideia: narrar histórias sobre como as coisas são o que são. 


5. “Os oito pares de sapatos de Cinderela”, José Roberto Torero.



Recontos são um desdobramento do gênero  e são muito úteis na hora de retomar histórias tradicionais com uma nova roupagem. Este título do José Roberto Torero é um dos muitos que ele recontou de formas diferentes (e mais engraçadas). 


8. “Contos de horror do século XIX”, Alberto Manguel (Org.)



As coletâneas de contos também são formas de apresentar o gênero sob um mesmo tema. Este título, organizado por Alberto Manguel, seleciona histórias de terror escritas por diversos autores, de diversos países, e apresenta ao leitor um denominador comum: o assunto das histórias. Podemos encontrar coletâneas de vários contos de um mesmo autor, ou de um mesmo país. 


Em suma, os contos desvendam universos em partes, proporcionando aos leitores uma jornada única e envolvente a cada história contada. Com sua capacidade única de capturar emoções e transmitir lições em breves narrativas, os contos tornam-se aliados perfeitos para quem busca uma escapada rápida para a imaginação ou um momento de conexão em família antes de adormecer. A seleção de títulos apresentada abrange diversas faixas etárias, desde os encantadores contos de fadas adaptados para os pequenos até coletâneas que exploram diferentes culturas e perspectivas para os leitores mais experientes. Assim, o gênero literário continua a desdobrar-se em páginas repletas de surpresas, inspirando a paixão pela leitura em todas as idades. Que cada conto seja uma porta aberta para a descoberta de mundos fascinantes e inexplorados, guiando-nos por tramas que transcendem o tempo e o espaço.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page