top of page

Cirandas de papel

  • Foto do escritor: Gabriela Traversim
    Gabriela Traversim
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

A mais recente aquisição do acervo da biblioteca é um livro que, através de narrativas visuais, conta a história da festa junina e além disso pode fazer parte da decoração junina com seu formato inusitado. A autora já desenvolveu outros dois títulos com designs semelhantes e que garante uma experiência de leitura pra lá de enriquecedora.


"Quadrilha", de Irena Freitas, é um livro-objeto encantador que celebra as Festas Juninas, uma das manifestações culturais mais vibrantes do Brasil. Inspirada por suas memórias de infância e pelas tradições de junho, a autora amazonense criou uma obra que homenageia os santos Antônio, João e Pedro, trazendo à tona a alegria e o colorido das festas típicas brasileiras 

O diferencial da obra está em seu formato: um livro sanfonado que, ao ser totalmente aberto, transforma-se em um carrossel, remetendo à roda da quadrilha. Esse design inovador, mas característico das obras de Irena, permite que as ilustrações ganhem vida, apresentando elementos típicos das festas juninas, como bandeirolas, fogueiras, comidas e brincadeiras criando uma narrativa visual rica e envolvente.


Este livro, apesar de ser indicado para o público infantil, é uma leitura que pode ser compartilhada com leitores de todas as idades, proporcionando uma experiência única. Irena reafirma, neste livro, seu talento e criatividade, consolidando-se como uma das principais ilustradoras brasileiras da atualidade. Seu trabalho já foi reconhecido internacionalmente, com exposições em eventos como a Mostra Oficial de Ilustradores da Bologna Children 's Book Fair 2024 e a Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia, em 2021.

Veja outros livros da autora disponíveis em nosso acervo: 


Manaus


O primeiro livro de Irena Freitas, "Manaus", publicado em 2019, é um livro sanfonado que apresenta um dia na capital amazonense por meio de ilustrações vibrantes e sensíveis. Inspirada em suas próprias memórias, a autora convida o leitor a percorrer pontos turísticos, sons e sabores da cidade. Publicado pela Edições Barbatana, o livro foi destaque internacional ao representar o Brasil na Bienal de Ilustração de Bratislava em 2021. É uma homenagem dedicada à cultura e ao cotidiano manauara.


São Paulo


Já "São Paulo" é uma colaboração de Irena e de Mauro Calliari, colunista da Folha de São Paulo, em homenagem à capital do nosso estado. Com o mesmo formato sanfonado de “Manaus”, a obra convida o leitor a explorar a cidade como em um passeio. Enquanto as ilustrações de Irena capturam a diversidade e a energia dos pontos culturais e naturais da metrópole, o texto de Calliari oferece reflexões sobre a vida urbana e a história local. Lançado em 2023 também pela Edições Barbatana, a obra foi reconhecida internacionalmente, sendo incluída na 65ª Mostra Anual de Ilustradores da Society of Illustrators of New York


Vovó tem cada história



Vovó Tem Cada História” foi publicado em 2022 pelo selo infantil da Harper Collin’s, a Harper Kids. Aqui a vovó é a protagonista da história, que conta lendas tradicionais do nosso folclore e que tradicionalmente são transmitidas através de narrativas orais, de geração em geração. A obra foi selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2023 e recebeu o 3X3 Illustration Annual Merit Award, destacando-se como uma celebração da cultura e das tradições do Norte do Brasil.


A autora, Irena Freitas.
A autora, Irena Freitas.

Comments


    bottom of page