• Giovanna Ghirardello

Cadê meu aniversário que estava aqui?

Olá, leitores, tudo bem?


Na semana passada (13 a 17/05), foi realizada a leitura do livro Para onde vai a quinta-feira, da autora Janeen Brian, ilustrado por Stephen Michael King e publicado pela Brinque-Book. A história foi contada para os alunos do Infantil 2 ao 5 do período da tarde do Colégio.



O livro conta as peripécias de Pingo, um urso extremamente fofo, que, junto de seu amigo Filó, busca descobrir para onde vai o dia do seu aniversário depois que ele termina. Os dois saem prontos para viver diversas aventuras pela noite estrelada em busca da quinta-feira, já que Pingo deseja muito conseguir, ao menos, dizer tchau para o seu dia. Assim, os amigos passam por inúmeros episódios envolventes: encontram corujas no céu repleto de estrelas, se deparam com um trem barulhento e muuuuitas outras coisas.



O livro encantou as crianças de diversas formas: muitas delas se identificaram de prontidão com o fato do urso, protagonista da história, não querer que o dia do seu aniversário chegasse ao fim - quem é que nunca quis que o seu dia especial durasse para sempre, não é mesmo? Outro ponto que chamou a atenção das crianças foram as belas ilustrações de Stephen King; com elas, os alunos se aproximaram das aventuras de Pingo e Filó com seu cenário azul, brilhante e aconchegante. As onomatopeias presentes no livro também chamaram atenção: as crianças imitaram o barulhinho do trem, lembraram do som da coruja, buscaram em sua memória momentos em que viveram as mesmas aventuras dos dois amigos personagens da história.



Após a leitura, as crianças buscaram em suas memórias como foram os aniversários que já tiveram, contaram que ficam acordadas esperando - ansiosamente - o seu superdia! Muitas delas acharam engraçado as personagens buscarem por um dia: “pôxa, mas os dias não falam, né tia?”. No final, mostraram-se encantadas com todas as aventuras vividas por Pingo e seu fiel amigo Filó.


E você, já leu este livro? Conta pra gente o que achou, vamos adorar saber! E se você ainda não leu, procure ler, garanto que esta é uma história que vai fazer você sonhar e relembrar momentos mágicos da sua infância!


Até a próxima!

Livro: Para onde vai a quinta-feira?

Autora: Janeen Brian

Ilustrador: Stephen Michael King

Editora: Brinque-Book

Páginas: 32