top of page
  • Paula Lima

Boa vizinhança

Atualizado: 26 de mar. de 2020

Olá, leitoras e leitores,


Esperamos que estejam todos bem e dentro de casa!


Este momento apresenta muitos desafios para todo mundo e impacta todos nós, certo? Às vezes parece que não vamos dar conta de tantas apreensões e incertezas. Mas o post de hoje veio para falar um pouco sobre as coisas boas que têm pipocado em meio à crise que vivemos.


Você já soube de alguém que se ofereceu para fazer compras para os vizinhos mais velhos, por exemplo? Ou de algum vizinho que avisou que ia na farmácia e podia trazer alguma coisa de fora, para evitar muitas saídas? Tem até aplicativo e plataforma conectando quem precisa a quem pode ajudar: o Tem açúcar? e o Vizinho do Bem. Tiveram também as orações coletivas nas varandas dos prédios e os "aplausaços" para os profissionais de saúde, que estão trabalhando mais do que nunca.


São mostras de que essa crise, que é coletiva, pode também - e precisa muito! - fortalecer a colaboração, a solidariedade e a empatia como maneiras mais humanas e eficientes de se viver em sociedade. Também são exemplos legais para conversar com as crianças sobre tudo o que está acontecendo; uma maneira bem prática de entender que juntos somos mais fortes. Além de serem boas notícias, para variar um pouco.


E você, viveu alguma experiência legal com os vizinhos nestes dias? Conta pra gente nos comentários!


Para homenagear os vizinhos maravilhosos que descobrimos que temos e que estamos conhecendo melhor, o Blog hoje vai falar de três livros sobre esse tema. Dá só uma olhada!



Os vizinhos

Einat Tsarfati, Pequena Zahar


A menina sobre as escadas de seu prédio a caminho de seu apartamento e, em cada andar, imagina quem é que mora atrás daquelas portas. E ela imagina os vizinhos mais fantásticos: ladrões, sereias e seres do mar, tigres de estimação... cada página dupla que mostra o lar que a menina imagina traz um apartamento diferente, cheio de detalhes para o leitor ficar horas apreciando.


Meu vizinho é um cão

De Isabel Minhós Martins, Editora Sesi-SP


Uma menina mora num prédio bem tranquilo, onde nada parecia acontecer, até que várias criaturas diferentonas se mudam para lá. Os pais da criança acham todos esquisitíssimos: o cachorro que solta pelo em todo lugar, os elefantes que ocupam muito espaço... Mas a menina mesmo se dá muito bem com esses novos vizinhos, inusitados e simpáticos.

Vizinho, vizinha

De Roger Mello, Companhia das Letrinhas


Estes vizinhos se encontram uma vez por dia, no hall do prédio onde vivem, e falam de coisas básicas para vizinhos, tipo o tempo. Cada um leva sua vida na grande cidade: ele gosta de histórias em quadrinhos e constrói uma cidade de papel; ela tem um rinoceronte embaixo da pia e coleciona livros antigos. Como essas histórias vão se cruzar?

 

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page