top of page
  • Gabi Traversim e Day Marchini

Três ideias para organizar sua estante de livros

Nada como uma boa organização para facilitar a correria do dia, não é? Mesmo que simples, mudar a disposição dos objetos ou criar um cronograma, já pode contribuir bastante para uma rotina mais tranquila e assim, nossa mente consegue focar melhor nos objetivos desejados. Trouxemos hoje, três ideias para organizar seus livros, principalmente aqueles que ficam espalhados e acabam esquecidos na leitura.


Antes de começar, uma dica importante é avaliar os livros que você tem: quais ainda há interesse em ler, quais estão em bom e mau estado e, ainda, quais podem ser doados ou trocados em sebos e bibliotecas. Aí, então, podemos começar a organização! Fique atento às ações de troca de bibliotecas da sua comunidade: são ótimas opções para trocar os exemplares que você não quer mais na sua coleção. Alguns sebos também realizam a troca de livros ou até mesmo compram os títulos que você não quer mais. Aqui em Sorocaba, o Sebo “Livraria Econômica”, localizado no centro da cidade, é uma referência no assunto e há uma infinidade de outros títulos para você escolher, na hora de trocar os livros.


1- Por gênero ou assunto ou por autores

Uma das maneiras mais simples, desta forma você consegue facilidade para escolher uma próxima leitura e ainda ganha tempo, sem precisar ficar procurando por um título específico no meio de tantos outros. Basta separar entre: Poesia, Terror, Romance, Aventura, Autoajuda, História, Conhecimentos Gerais etc.

Separando seus exemplares por autor você consegue agrupar os títulos de um mesmo escritor e localizar, com facilidade no futuro, outros livros escritos pela mesma pessoa.

A organização por gênero/assunto e autores é o princípio básico das organizações em bibliotecas! Você sabia? Primeiro, definimos o assunto do livro e depois, organizamos pelo sobrenome do autor. Dessa forma, se um autor costuma escrever sobre um mesmo assunto, literatura infantil por exemplo, encontramos todos os títulos em um mesmo local!


2- Lidos e não lidos

Além de contribuir para uma lista de leitura, separar os livros entre lidos e não lidos, facilita para um aspecto visual mais "limpo" na sua estante. Você pode colocar os que ainda estão aguardando a leitura em uma posição de mais fácil acesso, como na altura dos olhos; assim é possível lembrar que eles esperam por você.

Também é uma maneira bastante visual de verificar o quanto você leu em um período de tempo! Nada mais satisfatório do que ver a pilha de “lidos” crescendo, né?


3- Por ordem alfabética

Usa seus livros com certa frequência? Então, talvez, esta dica seja a mais fácil para você. Distribuir as obras em ordem alfabética, seja pelo título ou nome do autor, é uma maneira prática de revisitar aquele exemplar que, vez ou outra, está sendo consultado. Aqui na biblioteca, também levamos a ordem alfabética em consideração, na hora de organizar nossos livros.


Vale lembrar, que não adianta apenas organizar, é preciso conservar a vida útil desses materiais. Então, anota aí mais essas dicas:

  • Use nichos ou estantes que suportem o peso da quantidade de livros colocados ali.

  • Escolha um local arejado, assim você evita mofo, excesso de poeira e outros danos às obras.

  • Não deixe os livros expostos à luz solar. Assim você evita o envelhecimento precoce do papel.

  • Não incline ou faça grandes pilhas. Os livros podem deformar e até rasgar.

  • Caso tenha uma grande quantidade de títulos, opte por um aparador de livros. Além de trazer sofisticação, você evita quedas.

  • Mantenha sua estante, nicho ou suporte sempre higienizado. Caso use pano úmido para limpeza, certifique-se de que o local está totalmente seco antes de posicionar os livros de volta.

  • E lembre-se de não usar produtos químicos e abrasivos para limpar a poeira dos livros. Abra-os, folheie-os e deixe-os arejados. Isso já é mais do que suficiente para remover a poeira entre as páginas.

Agora, é só escolher qual método de organização combina mais com você e mãos à obra!


Dica bônus: organização por cores ou coleções.

A internet tem popularizado o compartilhamento de dicas sobre cuidados e organização de livros e, recentemente, muitos blogueiros e entusiastas do assunto mostraram suas estantes organizadas por cores! Essa é uma maneira bastante atrativa que pode ser uma excelente escolha para aqueles que desejam esbanjar a coleção de livros. Aposte no degradê dos tons e faça sua própria paleta de cores literária.

Caso você seja fã de coleções, deixar os títulos agrupados pode ser uma maneira de destacá-las. Algumas edições mais recentes, quando organizadas em sequência, formam imagens dignas de um museu!


180 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page