top of page
  • Dayan Marchini

Sete livros indispensáveis de Ruth Rocha (mais um)

Membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38 e uma das primeiras a ganhar espaço na Academia Brasileira de Letras, Ruth Rocha é uma das maiores escritoras do país. Vencedora de prêmios como o “Jabuti” e “ABL de Literatura Infantojuvenil", a autora possui mais de 200 títulos publicados, se tornando referência no meio, além de traduções em diversos idiomas. No dia 02 de março, a autora completou 92 anos de muita literatura e alegria!



Trouxemos hoje, sete livros desta incrível escritora que não podem faltar em seu repertório, incluindo um bônus que é um clássico literário! Confira:


Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha

Baseado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, pela ONU e UNICEF, a obra apresenta os direitos que devem estar inseridos no período da infância para que essa fase seja valorizada, preservada e digna. Uma ótima maneira de informar as crianças e lembrar os pais sobre a importância de se garantir um crescimento saudável e um futuro possível para os pequenos.


O amigo do rei

Nessa história, que se passa nos tempos de escravidão, Matias era escravo de Ioiô e logo, não podiam manter nenhuma amizade. Mas é claro que, no mundo das crianças, não existe distinção e os meninos logo ficam amigos, sem saber que um dia, um deles seria rei.

Um enredo delicado e inteligente sobre amizade e respeito, visando mostrar que o preconceito nunca é o melhor caminho.


As coisas que a gente fala

Com linguagem poética e fluida, “As coisas que a gente fala”, gira em torno de uma mentira contada por Gabriela, uma garotinha que quebra o vaso de sua mãe e culpa o vizinho Falisteu, causando um enorme transtorno. A obra traz um alerta sobre o poder das palavras e a forma com a qual as colocamos, lembrando que é preciso pensar muito bem antes de sairmos falando tudo e qualquer coisa por aí.


A árvore do Beto

Em mais uma obra sobre amizade, Ruth Rocha nos apresenta a história de Beto. Ou melhor, o sonho de Beto. O garoto, que sempre teve muita vontade de ter uma árvore de natal, descobre que ao lado dos amigos o melhor da vida se intensifica e, quando tudo parece perdido e sem esperança, aquela luz de companheirismo é capaz de tornar o impossível real.


Azul e lindo: planeta terra, nossa casa

E por falar em árvore, não poderíamos deixar de citar este livro, que manifesta a preocupação da ONU com um problema mundial que há décadas faz parte da nossa pauta social: salvar o Meio Ambiente.

Vencedor do “Prêmio Malba Tahan 1999”, “Azul e lindo: planeta terra, nossa casa”, relembra a importância do nosso papel em contribuir com a preservação do planeta.


Quem tem medo do novo?

Uma ótima forma de naturalizar o medo para as crianças, o livro “Quem tem medo do novo?” mostra que esse sentimento pode ser mais normal do que imaginamos e até mesmo bom, dependendo da situação. Parte de uma série de livros sobre o tema, Ruth conversa conosco com leveza e ainda ensina que o humor pode ser a melhor forma de enfrentar o que tanto nos amedronta.


O coelhinho que não era de Páscoa

Em um flerte com a rima, o livro conta a história de Vivinho, um coelho que não quer seguir a profissão da família em ser o ícone da Páscoa e acaba se vendo pressionado a dar continuidade ao legado dos coelhos. Na busca pela vocação, o enredo aborda o direito de escolha e os caminhos inusitados que nos levam à nossa verdadeira carreira. Uma ótima pedida para nortear os pequenos sobre uma das escolhas mais importantes da vida adulta.


Marcelo, marmelo, martelo

E é claro que não poderíamos esquecer dele, o menino que resolve inventar palavras novas, ressignificando o nome das coisas de acordo com a lógica associada a elas. Há também outras duas histórias no livro: a de Teresinha e a de Caloca - O dono da bola, todas sobre crianças e suas manias, peculiaridades e ludicidade.

Com imensa perspicácia, Ruth Rocha acolhe o mundo da infância ao mesmo tempo em que manobra a rigidez adulta que, muitas vezes, na pressa, se esquece de olhar com delicadeza para aqueles que ainda estão aprendendo a enxergar o mundo.

E você? Já conhecia algum desses títulos? Qual seu preferido e qual vai entrar para a lista de próximas leituras?

411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page