top of page
  • Dayan Marchini

Seis lugares incríveis para se visitar durante as férias!

As férias estão chegando e mais do que descansar e passar mais tempo na cama, a gente também espera por uma viagem ou até mesmo passeios curtos por lugares que ainda não conhecemos, mas estão em nossa lista de desejos. O mais incrível é que quando visitamos outros locais, acessamos à Cultura e História daquele povo, adquirindo conhecimento agregado ao lazer, o que torna tudo muito didático. Por isso, a dica de hoje é sobre passeios culturais que podemos fazer no período de recesso. Vem com a gente neste giro!


Museu do Futebol

Aproveitando o clima da Copa, não poderíamos deixar de falar do Museu do Futebol. O espaço é voltado para os diversos assuntos do esporte, envolvendo curiosidades, histórias e a própria prática. Além de exposições, o ambiente conta com visitas educativas preparadas pelo Núcleo Educativo do museu, atendendo demandas específicas de escolas ou entidades sociais, todas realizadas com agendamento prévio. Para visitas espontâneas, o acompanhamento acontece por ordem de chegada.

Há também uma biblioteca, sendo a primeira biblioteca e midiateca pública especializada em futebol no Brasil, com um acervo que conta com álbuns de figurinhas fac-símiles, desde a década de 1940, e originais, desde a década de 1970. É possível aproveitar a visita para conhecer a Futebol SuperStore, onde você encontra uma grande variedade de produtos do esporte.

O Museu do Futebol está localizado na Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, em São Paulo e funciona das 9h às 17h, excepcionalmente fechado às segundas.



Museu Afro Brasil

Voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil, o museu que fica dentro do parque mais famoso de São Paulo, o Ibirapuera, conserva, em 11 mil metros quadrados, um acervo com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e internacionais, produzidos entre o século XVIII até os dias de hoje. Também há exposições e visitas de longa e curta duração, além do Teatro Ruth de Souza, em homenagem à primeira atriz negra que foi referência para artistas negros na televisão devido a papéis notáveis, e a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, em homenagem à escritora que ficou conhecida pela obra “Quarto de Despejo”.

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública desde 2009, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que é administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Está localizado no Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, Ibirapuera - São Paulo. Funciona das 10h às 17h e não abre às segundas.



Casa das Rosas

No estilo clássico francês, o casarão é dedicado a diversas manifestações culturais, com foco na poesia e Literatura de modo geral, oferecendo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições. O ambiente é uma excelente pedida para quem gosta do universo dos livros.

A Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista, 37 - São Paulo e funciona de quarta a sábado, das 12h às 16h. Para mais informações, acesse o link.



MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.

O museu é uma instituição privada municipal cultural, artística e educativa que prioriza a difusão das Artes Visuais com um acervo que foca na Arte Contemporânea Brasileira. Há exposições periódicas além de cursos e palestras, sem contar que ocupa o edifício anexo à Estação Ferroviária, remetendo à valorização histórica local.

O MACS fica localizado na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 - Centro, Sorocaba e funciona de quarta a sexta, das 14h às 19h e sábados e domingos das 10h às 14h.



Santuário do Caraça

Considerado o maior canídeo da América do Sul, o Lobo-Guará é destaque no Santuário do Caraça. Ameaçado de extinção, e pensando justamente na conscientização e educação ambiental, os responsáveis pelo local mantêm uma tradição de colocar bandejas de carne nos dois portões da frente do santuário, onde aos poucos, os lobos se aproximam da escada da igreja. Depois, as bandejas são levadas para o adro, onde todas as noites é colocada até hoje. O animal costuma aparecer por volta das 18h30, conhecida como “Hora do Lobo”, em que os visitantes esperam para a aparição e nesse meio tempo, recebem informações e educação ambiental.

Vale ressaltar que a gastronomia também tem um toque especial, daquelas que conquistam o paladar, dando destaque ao queijo minas artesanal, uma das iguarias mais procuradas do Santuário. O recinto fica entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais.



IMS - Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro

Um espaço contemporâneo com diversas paisagens que oferece música, exibições cinematográficas, exposições e outros eventos culturais. É composto por acervos de Literatura, Fotografia e Iconografia, por exemplo, além de uma loja física e uma online com produtos como bolsas, livros e camisetas.

O Instituto está na R. Marquês de São Vicente, 476 - Gávea, funciona de terça a sexta, das 12h às 18h. Sábado, domingo e feriados (exceto às segundas), das 10h às 18h e não é preciso agendamento prévio. Também existe a unidade do IMS em São Paulo, localizado na Av. Paulista, nº2424 e a de Poços de Caldas, na Rua Teresópolis, nº 90 em Minas Gerais.


Esperamos que com estas dicas tenha ficado mais fácil pensar em ideias para o seu destino nas férias. Viajar é, além de tudo, ter histórias para contar. Até a próxima!




295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page