• Giovanna Ghirardello

Passarinho que acorda cedo!

Olá, leitores!


Na semana passada (27 a 31/05), foi realizada a leitura do livro Antonia, para as turmas do Infantil 3 ao 5, escrito pela autora Anke de Vries, ilustrado por Piet Grobler e publicado pela Brinque-Book.


Antes de mergulhar nesta deliciosa história - que nos deixa acordados do ínicio ao fim -, não caia no sono, caro leitor! Se necessário, tome um café; Antonia e os pássaros precisam da sua atenção! Então, vamos conversar sobre algumas curiosidades.


Anke é uma escritora holandesa, possui mais de trinta títulos publicados e já recebeu diversos prêmios, como, por exemplo, The Silver Pen (um prêmio literário nacional holandês). Legal, né? Outro ponto que vale a pena destacar são as lindas ilustrações, já que, de prontidão, despertaram o interesse das crianças, com suas cores vivas e originais. Algumas disseram: “Nossa, que passarinho lindo!”. Outras acharam os desenhos um pouco diferentes: “Olha, pra mim isso aí é tipo um dinossauro… olha os dentes!”. Posso garantir que todas elas se divertiram muito e deram asas à imaginação ao observar todos os desenhos e seus pequenos detalhes. As ilustrações são encantadoras e dão ao livro um ar divertido, remetendo à grande diversidade de cores encontradas nas florestas da África do Sul (local de nascimento do nosso grande ilustrador).


Bom, esta história colorida nos fala sobre Antonia, uma ave extremamente alegre, que acorda todo dia de manhã beeeem cedinho, chacoalhando as penas e cantando com a voz afinada: “Acordem, passarinhos, saiam logo de seus ninhos. Venham cantar e assobiar”. Só que os passarinhos da floresta ficam irritados com a cantoria: “Pare com isso! Queremos dormir! Não queremos sair do ninho”. Poxa, nós até que entendemos os passarinhos, né? Acordar cedo pode ser uma tarefa difícil pra muita gente - tanto grande quanto pequena - e muitos bichos. E despertar animado e cantando, então? Mas Antonia não era assim, ela cantava com muito ânimo, e os pássaros, por sua vez, reclamavam e ficavam muito bravos por terem que acordar tão cedo.



Até que Antonia se cansou: não de acordar bem cedinho pra cantar e acordar seu bando, mas dos resmungos dos amigos. Tanto que resolve ir embora da floresta pra muito longe. Dessa forma, não tinha mais ninguém para despertar os pássaros que ficaram ali.


Então, a saudade bate dos dois lados: Antonia estava longe de casa, e os passarinhos haviam perdido a amiga. Eles finalmente percebem que Antonia pertencia ao bando e tinha sua função! Quando ela volta, eles resolvem comemorar “com uma MEGA festa do pijamaaaa!”, como disseram as crianças!


Para conhecer um pouco mais desse livro lindo, dá pra assistir ao book teaser da editora holandesa (em inglês)!



Livro: Antonia

Autora: Anke de Vries

Ilustrador: Piet Grobler

Editora: Brinque-Book

Páginas: 29

Ano: 2018