• Maiara Oliveira

O macaco violeiro

Olá, amigos, tudo bem?


Na semana de 20 a 24/05, foi realizada, com as turmas da manhã do Infantil 2 ao Infantil 5, a leitura do livro O macaco tocador de violão, do autor Marco Hailer, ilustrado por Juliana Basile e publicado pela editora Carochinha.



Para iniciar, o título do livro chamou a atenção das crianças, afinal, que macaco toca violão?


É um conto de repetição, que faz com que as crianças fiquem mais instigadas para descobrir o que vai acontecer.


Pois é, a história desse animal encantador é um pouco diferente. Sabem por quê? Ele tinha um rabo muito compriiiiiiiiiiiido…


Um dia, esse macaco parou pra descansar no barranco e seu rabo ficou atravessado no meio da estrada. Logo apareceu um carroceiro pedindo que ele tirasse o rabo do caminho e, como não foi atendido, passou por cima do rabo do macaco e o cortou ao meio. O macaco ficou desesperado e chorou: “Ai, ai, ai, ai! Quero meu rabo! Quero meu rabo!”.



O carroceiro, vendo o desespero do bichinho, fala: “Outro rabo não posso lhe dar, seu macaco. Só tenho uma pá que era do pai do pai do pai do meu pai. Você quer?”. O macaco aceita e vai embora. Pela estrada, no caminho, ele encontra algumas pessoas que precisam de ajuda: a moça precisa da pá pra cortar o mato e em troca dá a ele um cesto; o moço precisa do cesto e em troca lhe oferece um pãozinho; finalmente, o velho precisa do pão para acompanhar seu café.


E o macaco, toda vez que perdia algo que tinha acabado de ganhar na estrada, chorava: buááá, buááá… As crianças ficam com dó dele (rsrs)! E quem não fica triste quando perde algo?


Porém, mesmo desolado, ele consegue dividir suas coisas e mostra para as crianças a importância de olhar para o colega do lado quando ele precisa de ajuda - ou também quando o amigo quer ver seu brinquedo e brincar junto.


Para terminar essa história muito feliz, adivinhem só o que ele ganhou depois de dividir o pão?


Isso mesmo, um violão! E foi embora cantando animado.


Vem ver essa música rimada e cantar junto com a gente!


Boa leitura e até mais!!!

Livro: O macaco tocador de violão

Autor: Marco Antonio Hailer

Ilustradora: Juliana Basile

Editora: Carochinha

Páginas: 48